A cultura do Sertão é forte. Um dos principais expoentes desta cultura é o artesanato. E com o propósito de fortalecer artesãos da região, suas unidades produtivas e as micro e pequenas empresas ligadas ao segmento, o Sebrae Alagoas e parceiros promovem, no período de 28 de abril a 04 de maio, das 17h às 22h, no Shopping da Vila, em Delmiro Gouveia, o Encontro de Negócios do Sertão Alagoano.

O objetivo é aproximar 27 artesãos, de oito municípios, de 15 compradores, entre lojistas alagoanos e de outros estados. Isso ocorrerá por meio da Exposição e Rodada de negócios com grupos produtivos, artesãos individuais e mestres artesãos com diversas tipologias e itens do artesanato. Lá, será possível encontrar peças bordadas em linha, esculturas em ferro, quadros, esculturas em madeira e cerâmica, móveis, arte indígena, tecelagem, bordados, xilogravuras, roupas e acessórios. O evento também contará com atrações culturais da região Sertão.

Entre os grupos e artesãos participantes estão: Estação Cangaço, Rominho Artesão, Jiripankó, Cooperativa Art Ilha, Mestre Aberaldo, Mestre Valmir, Mestre Petrônio, Família Antônio de Dedé, Vieira, Leno, Savinho, Yang, Van Van, Descanso Do Rei, Daniela Gonçalves, Associação Nova Esperança, Cristo Guimarães, Mestre Jasson, Gorete, Tai Rocha, Mestre Rubério, Cia Do Bordado, Niró, Paulo Soares, Papai Arteiro e Twin Sisters Craftwomen.

Além do encontro de negócios, o evento irá promover a vivência na região, para que os participantes conheçam melhor o Sertão Alagoano e a origem do artesanato local, valorizando ainda mais a cultura e o trabalho desses artesãos. É o que destaca o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira.

“Com o evento, buscamos reconhecer o artesanato de alta qualidade da região e oportunizar a geração de negócio, com lojistas de Alagoas e outros estados. Estamos contemplando alguns mestres artesãos e grupos com essa mostra. Além disso, iremos fazer uma vivência na região, visitando a Ilha do Ferro, Olho d’Água do Casado, com o pôr do sol dos cânions, povoado Entremontes, além de um passeio nos cânions para retratar todo o potencial turístico da região e mostrar que o artesanato também é associado a isso”, afirma Vitor Pereira.

O Encontro de Negócios do Sertão Alagoano é promovido pelo Sebrae Alagoas em parceria com o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, com os programas como o Alagoas Maior e Alagoas Feito à Mão, além do Shopping da Vila e Projeto Cânions do Velho Chico. Também são parceiras, as prefeituras municipais de Água Branca, Belo Monte, Pão de Açúcar, Olho d’Água do Casado, Delmiro Gouveia, Piranhas e Pariconha.

Confira a Programação completa:

Dia 28/04 – às 17h00:
Encontro de Negócios entre lojistas e artesãos – Exposição + “Rodada” (grupos
produtivos, artesãos individuais e mestres artesãos). Atrações Culturais.

Dia 29/04
Opções de Passeios:
Manhã – Roteiro Velho Chico Feito à mão:
Manhã – Visita Técnica Ilha do Ferro;
Almoço – Kixote
Pôr do Sol dos Cânions Dourados – Candeeiros Ecotur
Jantar – Lar Doce Lar

Dia 30/04
Visitas Técnicas a artesãos – Roteiro Velho Chico Feito à mão:
Manhã – Visita Técnica Entremontes
Almoço – Restaurante Castanho
Tarde – Passeio de Catamarã (Cânions) – Olho D’Água do Casado – Castanho
Jantar – Museu Delmiro Gouveia.

Dias 01 e 02/05
Livre (Visitas aos artesãos em Alagoas).
Sugestão – Serra das Viúvas e Cristo (Água Branca); Jasson (Belo Monte); FulÔ.a
(Penedo); Caju Queimado (Cajueiro); Inbordal (Filé – Marechal Deodoro).

TRIBUNA HOJE

Foto: Ascom Sebrae