A missão não é simples. É virar um 3×0 na casa do adversário. Esse é objetivo do CSA hoje na Copa do Brasil diante do América-MG no estádio Independência em Belo Horizonte. Esta classificação vale R$ 3 milhões. Em caso de derrota por três gols, a disputa irá para os pênaltis. Acima disso, o CSA garante a vaga nas oitavas de final da competição. E o Azulão está cheio de esperança. Mas tem problemas de escalação. O técnico do CSA, Mozart falou sobre a situação do volante Geovane e do meia Lourenço, que deixaram o campo contra o Vasco. “O Lourenço saiu por desgaste realmente, não saiu machucado. O Geovane sentiu um desconforto (na posterior da coxa esquerda) e vamos precisar de alguns dias para avaliar o atleta”, informou Mozart.

O treinador disse ainda que a sequência pesada de jogos exige mudanças no time, até para evitar lesões. Sábado, ele fez cinco alterações do meio para frente para iniciar a partida contra o Vasco.

“Essas lesões estão acontecendo por causa do calendário. Isso não ocorre só com o CSA, outros clubes estão passando por esse tipo de situação. É importante sermos assertivos em quem vamos colocar na terça-feira (contra o América-MG), em termos físicos, e também no sábado (contra o Operário-PR). Esse foi o motivo de eu ter feito as trocas (contra o Vasco). E, na minha opinião, as trocas foram bem efetivas pela questão física”, argumentou o técnico, e emendou:

“O Gabriel, além da questão física, de jogos, também está com sintomas importantes de gripe, problema na garganta… Osvaldo vem numa sequência grande, o Mezenga também vinha numa sequência grande, o Yann também vem numa sequência grande”.

Mozart vai ser muito cuidadoso para definir a equipe para o jogo contra o Coelho. O zagueiro Lucão e o meia Lourenço, por exemplo, não podem atuar pela Copa do Brasil, pelo fato de terem defendido outros times na competição.

COELHO

De volta ao América-MG nesta temporada, Vagner Mancini conseguiu um aproveitamento melhor nas primeiras partidas no comando da equipe se comparado ao desempenho em 2021. O técnico assumiu o clube há menos de um mês e disputou oito jogos, com quatro vitórias, um empate e três derrotas. Somou 13 dos 24 pontos possíveis. Um aproveitamento de 54,16%.

Em 2021, quando Mancini assumiu o time na sexta rodada do Brasileirão, nos oito primeiro jogos, Mancini somou 9 pontos dos 24 possíveis. Foram duas vitórias, três derrotas e três empates. Um aproveitamento de 37,5%. A diferença é que no ano passado, todos os jogos foram pelo Brasileirão. Já em 2022, Mancini teve duelos pelo Brasileiro, Libertadores, e Copa do Brasil.

No ano passado, Mancini chegou com apenas o objetivo fazer o América permanecer na elite do Campeonato Brasileiro e, praticamente, conseguiu. Tirou o time da zona de rebaixamento, mas abandonou o Coelho quando recebeu uma proposta do Grêmio, que lutava contra a degola. Marquinhos Santos terminou o trabalho, garantiu a permanência do Coelho na Série A e uma vaga na pré-libertadores.

Sem rusgas depois da saída por ambas as partes, Mancini retornou ao América neste ano. O desempenho ruim que o time vinha tendo no início da temporada custou o cargo do técnico Marquinhos Santos. A escolha por Mancini para retornar ao América se deu justamente pelo fato da diretoria americana saber que o técnico conhecia muito bem o clube e o elenco que teria para trabalhar. Somado a isso, o clube trouxe reforços em relação ao ano passado para um desafio ainda maior: disputar a Libertadores e construir uma bagagem de experiência para o clube.

Por Redação
Foto: Morgana Oliveira / Ascom CSA