A fila de transplantes em Alagoas tem 496 pessoas em busca de um órgão ou tecido. De acordo com dados da Central de Transplante do Estado, as cirurgias de córnea e rim reúnem o maior número de pacientes na espera.

Atualmente, segundo levantamento, há três candidatos a um novo coração na fila de espera da Central. “Mas essa fila deve crescer muito em breve”, disse Daniela Ramos, coordenadora da unidade. Ela ainda explicou que os possíveis novos candidatos estão em fase final de exames para confirmação da necessidade de transplante.

Na fila geral há ainda 9 pacientes aguardando um fígado, 57 esperando um rim e 427 na expectativa de receber uma córnea. “São números atualizados até setembro”, disse a coordenadora.

Daniela Ramos recomenda a todos que, em vida, queiram que seus órgãos sejam doados em caso de morte, avisem aos seus familiares dessa decisão e deixem claro da intenção. “Doação de órgão salva vida”, disse ela.

Impacto da Covid-19

Desde 2019 não é realizado um transplante cardíaco em Alagoas, segundo Daniela Ramos. Esse período “em branco”, segundo ela, se deveu essencialmente à pandemia de Covid-19. Agora, com o controle da doença em razão das vacinas, ela diz que a expectativa é de retomada.

GAZETAWEB.COM \ *Com assessoria

Greyce Bernardino* \ Santa Casa