Com foco na evolução do ambiente empresarial em todo o território brasileiro, Alagoas sediará o Encontro Nacional de Presidente de Juntas Comerciais nos dias 8 e 9 de junho. Reunindo representantes das 27 unidades federativas do país, o evento acontecerá em Maceió, sendo realizado no Hotel Ponta Verde.

O encontro, que acontece mensalmente, serve para debater o processo de registro mercantil, como tornar o registro de novas empresas mais rápido e fácil, além de trazer discussões para o ambiente de licenciamento de negócios. A reunião convocada pela Federação Nacional de Juntas Comerciais (Fenaju) ocorrerá de forma híbrida, ainda por conta da pandemia de Covid-19.

Em 2021, Alagoas foi sede do mesmo encontro. Na ocasião, os representantes das Juntas Comerciais debateram a simplificação do registro empresarial como um todo no Brasil, os caminhos para evolução da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e o fortalecimento das Juntas Comerciais como instituições.

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) será a anfitriã, mais uma vez, de um evento nacional da Fenaju. O órgão é destaque na implementação do atendimento virtual, diminuindo bastante o tempo de abertura de novas empresas. Nos primeiros três meses deste ano, Alagoas atingiu o tempo médio de 1 dia e 2 horas para registro de negócios.

“O sistema usado em Alagoas é usado em mais 11 estados. Alagoas sempre foi uma referência nessa parte do registro. Hoje o tempo para registro em cada estado está um muito perto do outro, porque todas as Juntas Comerciais evoluíram”, exalta Carlos Araújo, presidente da Juceal.

O gestor ressalta que a realização do encontro em território alagoano prestigia o estado e tem como intuito facilitar ainda mais o trabalho daqueles que lidam com o registro empresarial.

“Não são as Juntas que estão atrapalhando a vida do empresário, elas são muito rápidas, o tempo está aí em um dia ou menos de um dia. Isso é algo geral, muito pelo trabalho de cada Junta Comercial em seu estado. Com esse encontro, queremos ir além. O ambiente de negócios é o foco e ele vai além do registro empresarial. O registro empresarial já é uma realidade digital, mas queremos desburocratizar outros serviços, e as discussões do encontro servem para tratar diretamente os gargalos vistos em cada estado”, destaca.

O Encontro Nacional de Presidente de Juntas Comerciais que acontecerá em Alagoas tem a organização da Fenaju e da Juceal.

*Redação Alagoas Alerta com assessoria

(Imagem: Assessoria )