Nesta quinta-feira (14), o município de Coruripe recebe a equipe volante do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para a realização de coleta externa de sangue. A ação vai ocorrer das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada ao lado do Hospital Carvalho Beltrão, no bairro João Carvalho.

Com a ação itinerante, o Hemoal pretende facilitar o acesso dos moradores do Litoral Sul do estado que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue. Paralelamente, a coleta externa contribui para manter estabilizado o estoque de hemocomponentes, visando atender à demanda de transfusões das maternidades e hospitais.

Para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade. Com relação aos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação.

A doação de sangue é vetadas às pessoas que tenham contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Quanto aos doadores de sangue habituais que desejam repetir o procedimento, deve ser cumprido um intervalo de dois meses no caso dos homens e três meses no caso das mulheres.

“Os candidatos que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ficam impedidos de doar sangue pelo período de 12 meses. Também não podem doar os voluntários que tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas que antecedem a doação, bem como, aqueles que tenham dormido menos de seis horas na noite anterior”, frisou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.

*Com Ascom Hemoal

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE