Devido as intensas chuvas registradas em Maceió, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) orienta os maceioenses sobre os cuidados ao dirigir para garantir viagens mais seguras nas vias da capital. Além da direção defensiva, alguns cuidados preventivos devem ser utilizados pelos condutores, como checar as condições dos pneus e dos limpadores de para-brisas.

Entre as principais recomendações estão reduzir a velocidade, manter o farol baixo e manter distância do veículo a frente, isso permitirá que o condutor consiga realizar manobras para evitar acidentes e tenha melhor visibilidade das vias. Também é preciso transitar com a velocidade moderada, não realizar movimentos bruscos, só fazer ultrapassagens com segurança e manter ligados os desembaçadores ou ar-condicionado dos veículos.

Os motoristas e motociclistas também devem evitar transitar em pontos de alagamentos, que podem esconder buracos ocasionados pelas chuvas. O aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão está emitindo alertas com informações sobres esses lugares. Os cidadãos podem baixar o aplicativo, disponível para os usuários Android e IOS, e ter conhecimentos sobres os locais.
Condutores não devem transitar em pontos alagados. Foto: Ascom SMTT
Condutores não devem transitar em pontos alagados. Foto: Ascom SMTT

“Com as chuvas, é comum ocorrer o fenômeno da aquaplanagem, quando uma lâmina de água se forma nas vias. Neste momento, é essencial que o condutor mantenha calma, permaneça com as mãos firmes mantendo o volante em linha reta, tire o pé do acelerador e não acione o freio, na tentativa de parar o veículo, pois isso poderá ocasionar acidentes graves”, explicou o diretor de Operações de Mobilidade, Coronel Cícero Silva.
Utilizar a direção defensiva reduz a possibilidades de acidentes de trânsito. Foto: Ascom SMTT
Utilizar a direção defensiva reduz a possibilidades de acidentes de trânsito. Foto: Ascom SMTT

Mesmo seguindo todas as dicas, caso o condutor se envolva em algum acidente ou detecte semáforos intermitentes ou para demais ocorrências de trânsito, os maceioenses devem acionar as equipes da Superintendência pelo Disque SMTT, no número 118, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Também é possível solicitar através do aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão.

Os canais funcionam todos os dias da semana e são operados no Núcleo de Operações Integradas (NOI), que funciona 24 horas com equipes de prontidão.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

(Imagem: Ascom SMTT)