Ainda não se sabe ao certo quem sai e quem entra. Na dúvida o não, as mudanças “pontuais” no primeiro escalão do governo de Alagoas serão realizadas a partir da próxima semana.

A primeira e maior leva de novos secretários deve sair, segundo interlocutores do governo, até a próxima quinta-feira, quando o governador Renan Filho pretende fazer uma solenidade para empossar os novos titulares.

É quase certo que a reforma na equipe de RF será maior do que se esperava.

Das Pastas que devem ganhar novos secretários, cinco estão com no momento com interinos à sua frente: Cultura, Semarh, Agricultura, Assistência Social e Saúde.

Na lista das mudanças também estão Gabinete Civil, Infraestrutura, Ciência e Tecnologia e Seprev.

Dois nomes são dados como certos nos bastidores para ocupar cargos importantes no primeiro escalão. O ex-deputado federal Maurício Quintella (PR), que deve ir para a Infraestrutura e o ex-secretário Alexandre Ayres, cotado para a Saúde.

A definição passa por conversas com a bancada federal e com o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT).

A prioridade no Palácio dos Palmares, garantem interlocutores do governo, é resolver a situação do de Lessa. O plano A é abrir vaga para ele na Câmara Federal. Depende agora do deputado federal Nivaldo Albuquerque. Se ele topar, será o secretário de Agricultura.

Não será surpresa Lessa assumir uma Secretaria do governo em Alagoas (Agricultura) ou em Brasília (Especial).

O governo também deve aproveitar os ex-deputados Givaldo Carimbão e Ronaldo Medeiros. São indicações que devem ir além da gratidão ou do apelo político. Os dois tem reconhecida competência técnica diferentes áreas.

peso da bancada

Parte das indicações do “novo” time de RF será feita pela bancada federal. O PT de Paulão deve continuar com a Secretaria da Mulher e Cidadania. O PTB de Nivaldo e Antônio Albuquerque, que hoje tem a Secretaria do Trabalho, continua no governo, não necessariamente na mesma Pasta. O PR de Maurício Quintella e Sérgio Toledo deve continuar com a Infraestrutura. O PSD de Marx Beltrão vai indicar uma Pasta, que pode ser igual ou maior que a Semarh, que estava na cota do deputado.

O deputado federal Isnaldo Bulhões e o senador Renan Calheiros, ambos do MDB, mesmo partido do governador, não devem fazer nenhuma indicação direta para o primeiro escalão.

Resolvida a situação com os de casa, o governador Renan Filho deve conversar com ao menos dois dos quatro deputados eleitos pela oposição. Tem possibilidade de diálogo com Severino Pessoa (PRB) e Tereza Nelma (PSDB). Já com JHC (PSB) e Arthur Lira (PP)…

De resto, as mexidas no primeiro escalão ficarão dentro da cota do governador Renan Filho. Ele tende a manter os atuais nomes na Fazenda, Educação, Comunicação, Ressocialização e Segurança. Deve mexer no Gabinete Civil. Para esta pasta o nome em alta é o do ex-secretario Fábio Farias. Alexandre Ayres, um dos mais próximos de RF hoje, é cotado para a Saúde.

BLOG DO EDIVALDO JUNIOR