O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) realiza nos dias 31 de maio e 1º de junho, no município de Santana do Ipanema, a vigésima edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário — a segunda edição no município sertanejo. Aberta ao público, a feira vai ocorrer na terça-feira, das 6h às 20h; e na quarta-feira, das 6h às 14h.

A solenidade de abertura ocorre às 9h, com a apresentação da Orquestra Prefeito Isnaldo Bulhões, seguida dos pronunciamentos da prefeita Christiane Bulhões e do diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, além de demais autoridades locais.

Cerca de 30 feirantes, entre agricultores familiares das unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), artesãos, acampados e assentados da reforma agrária, participarão da feira. Do município, foram convidado a Cooperativa dos Avicultores; agricultores familiares do Sertão de Alagoas (Coopafas); Associação dos Artesãos de Santana do Ipanema; Associação dos Apicultores de Santana do Ipanema (APSI); além de agricultores familiares das comunidades Sementeira, Batatal, Baixio do Ramalho, Serrote dos Bois, Serra dos Macacos, Divisão, Baixio do Tamanduá, Lajes dos Barbosas e Barriguda.

Durante o evento, a população terá acesso a uma diversidade de produtos agrícolas com qualidade e preço justo: frutas, raízes, hortaliças, mel, feijão verde, abóbora, farinha, goma de mandioca, ovos e galinha caipira; além de cocadas, bolos, doces caseiros, tapioca, comidas típicas e artesanatos diversos. Também terá arte e cultura na programação, com a apresentação de Frank Balada, cordel, maculelê, capoeira, pastoril e Doca Sanfoneiro.

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, a feira é diferenciada porque envolve toda a sociedade. “A Feira Agrária do Crédito Fundiário tem ganhado a simpatia por onde passa, porque movimenta as cidades, contribui para o escoamento da produção da agricultura familiar, e ainda, valoriza o talento dos artistas locais”, disse.

Segundo ele, o objetivo é percorrer todo o Estado de Alagoas. “Vários gestores municipais já nos procuraram para agendar a sua feira. Tivemos que dar uma parada no ano de 2020 por conta da pandemia da Covid-19; no final do ano passado fizemos uma edição em Coqueiro Seco, e agora, vamos repetir o sucesso em Santana do Ipanema”, declarou.

*Com informações da assessoria

POR: GAZETAWEB/Carlos Nealdo*
FOTO: Divulgação