O senador Collor (PTB) se reuniu, nesta sexta-feira (10), com Maria Aparecida, presidente da Federação Alagoana de Pescadores e seus representantes, para reforçar o seu apoio à classe. No encontro, o senador anunciou que enviou um ofício ao Ministério de Estado do Trabalho e Previdência pedindo a extensão do seguro-desemprego para pescadores artesanais e trabalhadores domésticos afetados pelas fortes chuvas no estado.

Os recursos solicitados pelo senador são para garantir a segurança dos trabalhadores dos seguintes municípios: Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Pilar, Santa Luzia do Norte, Barra de São Miguel, Igreja Nova, Porto Real do Colégio, Piaçabuçu e Feliz Deserto.

“Em função das fortes chuvas que têm atingido o nosso Estado de Alagoas, solicito ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) para que seja estendido o seguro-desemprego ampliado aos trabalhadores formais, aos empregados domésticos e aos pescadores artesanais”, explicou Collor no ofício enviado ao ministro José Carlos Oliveira.

Em Alagoas, já são mais de 19 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas por conta dos temporais sofridos em todo estado. O governo Bolsonaro se mostra presente neste momento, enviando quase R$19 milhões em recursos destinados para a recuperação das cidades atingidas.

Não é de hoje que o senador demonstra empatia pela classe dos trabalhadores pesqueiros. No dia 20 de dezembro de 1991, Collor criou o Programa Seguro-defeso, que beneficia mais de 90 mil pescadores alagoanos e garante uma renda no valor de um salário mínimo mensal durante o período de defeso, ou seja, enquanto a atividade pesqueira é proibida para a preservação da espécie.

Gazetaweb, com assessoria

FOTO: Divulgação