O Governo de Alagoas lançou, na manhã desta terça-feira (28), o Pacto Contra a Fome, que consiste no maior conjunto de ações com o objetivo de mudar a realidade de centenas de milhares de alagoanos que vivem na extrema pobreza. A estratégia representa um esforço concentrado para levar alimento a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional grave, congregando programas já existentes e implantando medidas emergenciais para maior alcance na assistência à população.

Nos últimos anos, o Governo de Alagoas realizou uma série de políticas públicas que, após implantadas, garantiram que o crescimento da fome, no âmbito estadual, ficasse abaixo da média nacional. Mesmo assim, no cenário da pandemia, agravado pelo recente aumento da inflação e pela instabilidade e descontinuidade de políticas públicas de combate à pobreza no âmbito nacional, a média alagoana da população em extrema pobreza saiu de 39,9% em 2019 para 42,46% em 2022, registrando um aumento de 2,56%.

O Pacto Contra a Fome tem, como sua principal ação, a distribuição de 110 mil cestas básicas mensalmente a famílias com renda per capita de 0 a 3 reais por mês. Para o governador Paulo Dantas, mudar a realidade destas famílias que vivem na extrema pobreza é prioridade para o Governo de Alagoas. “Parte o coração saber que existem alagoanos passando fome, que acordam e não sabem o que comer ao longo do dia. A inflação reduziu o poder de compra do brasileiro e, aqui em Alagoas, não podemos deixar que essa realidade permaneça. É por isso que este Pacto surge, para iniciarmos a mudança na vida de mais de 100 mil famílias”, destacou o governador.

Além disso, o pacto prevê a continuidade do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando aproximadamente seis mil agricultores familiares de forma direta e mais de 28 mil famílias de forma indireta, compreendendo produtores e consumidores.

Crédito do Povo

Por meio da Desenvolve, o Governo do Estado lança o Crédito do Povo, que vai possibilitar que 40 mil mães tenham acesso a um crédito de R$ 1.000,00 para iniciarem um pequeno negócio. Com parcelas mensais e juros reduzidos, o dinheiro vai cair na conta e o cadastro pode ser feito diretamente pelo aplicativo da agência.

Outro grande ponto do Pacto Contra a Fome, foi a inauguração, pelo Governo de Alagoas, do Restaurante Popular do Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche, reforçando a oferta de alimentação de qualidade – almoço e jantar – a pessoas em situação de vulnerabilidade social, e a baixo custo – R$ 2,00 por refeição.

Na oportunidade, o governador Paulo Dantas anunciou a reabertura do Restaurante Popular de Arapiraca, que vai funcionar no Centro. “A realidade de Alagoas está mudando. Já fizemos muita coisa, mas ainda temos muito a fazer. Tenham certeza que muitas outras ações vão acontecer para que possamos mudar as estatísticas do nosso Estado”, concluiu.

Por Assessoria
Foto: Secom Alagoas