Os níveis dos rios e lagoas — que transbordaram após as fortes chuvas dos últimos dias, em Alagoas, começaram a baixar lentamente nesta terça-feira, 05. A informação foi confirmada ao TNH1 pelo coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho.

De acordo com Pinho, alguns rios já apresentaram uma baixa significativa no volume d’água, porém os níveis das lagoas diminuem lentamente.

“Os rios Mundaú e Paraíba, que provocaram diversos estragos para quem mora nessas regiões, ainda estão com um volume de água alto, porém já começaram a diminuir os respectivos níveis. O nível do rio Jacuípe, apresentou uma baixa significativa nas últimas horas. Já os lagos que cortam o estado, principalmente as lagoas Mundaú e Manguaba, ainda estão com níveis elevados e o volume de água desses locais diminui lentamente”, disse Pinho.

Vinícius também alertou para a maré alta do oceano que, segundo o meteorologista, está dificultando na diminuição dos níveis das lagoas. “A lentidão no escoamento do grande volume de água das lagoas está sendo provocado pelo fator maré alta do oceano. Essa cheia da maré não deixa o níveis baixarem. Por isso, todo o processo de diminuição está acontecendo de forma lenta”, explicou o coordenador.

Terça-feira deve ter chuvas isoladas em algumas regiões do estado – A previsão para esta terça-feira, 05, divulgada pela Semarh, será de tempo totalmente encoberto, com chuvas isoladas de intensidade fraca a moderada em quase todas as regiões de Alagoas.

“Devemos registrar, nesta terça-feira e nos próximos dias, chuvas isoladas em quase todo o estado. Ela será de intensidade fraca e, em alguns pontos, pode ser moderada. Além disso, as chuvas devem ficar mais concentradas pela faixa litorânea de Alagoas, o que não interfere ou agrava as regiões já afetadas”, disse o coordenador da Semarh, Vinícius Pinho.

TNH1.COM

Foto: Reprodução/Grupamento Aéreo