Além de receber candidatos à doação de sangue nos Postos de Coleta Fixos até o sábado (23), o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza cinco coletas externas esta semana. O objetivo é estabilizar o estoque de seis das oito tipagens sanguíneas, que estão em estado crítico, conforme dados divulgados nesta segunda-feira (18).

Com exceção das tipagens A e O Positivas, que dispõem de 59 e 176 bolsas, respectivamente, as demais estão com número abaixo do preconizado. Para se ter ideia, a tipagem B Negativa conta com apenas uma bolsa de sangue e a B Positiva dispõe de sete.

“Em razão do período chuvoso, o comparecimento de voluntários ao Hemoal não tem sido suficiente para atender a demanda dos hospitais e maternidades. Por isso, intensificaremos as coletas externas nesta semana”, ressalta a gerente do Hemoal, hematologista Verônica Guedes.

Itinerantes – Nesta terça-feira (19), das 8h às 12h e das 13h às 16h, a Unidade Móvel do Hemoal vai estar na Praça Marques da Silva, em Arapiraca. Já em Coruripe, das 9h às 16h, haverá captação de doadores de sangue na Unidade de Coleta e Transfusão.

Na quarta-feira (20), a Unidade Móvel coleta sangue em frente à Prefeitura de Chã Preta, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Maceió, das 9h às 16h, a ação itinerante ocorre na Faculdade Uninassau, na rua José de Alencar, no bairro Farol.

Na quinta-feira (21), a Unidade Móvel do Hemoal retorna à Praça Marque da Silva, em Arapiraca, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. No mesmo dia, no horário das 9h às 16h, haverá coleta externa na Unidade de Coleta e Transfusão de Coruripe.

Critérios para Doação – Além de ter no mínimo 16 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos, o voluntário deve apresentar um documento de identificação com foto para se candidatar à doação de sangue. É exigido, ainda, que o candidato esteja usando máscara e não pode estar gripado, com Influenza ou Covid-19, sendo necessário aguardar 10 dias, após cessarem os sintomas.

O voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite, também fica impedida, permanentemente, de se candidatar à doação de sangue. No caso do candidato que tenha colocado um piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

No caso da mulher, fica impedida de doar sangue se estiver grávida ou amamentando e também deve ser respeitado um intervalo mínimo de três meses, entre uma doação e outra. Já quanto ao homem, o intervalo é de apenas dois meses, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS).

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

(Imagem: Carla Cleto)