Alagoas registrou cinco mortes e 273 novos casos de Covid-19 na quarta-feira (20). De acordo com os informes epidemiológicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), somente nos primeiros 20 dias de julho, foram registradas 81 mortes, o que representa uma média de 4 óbitos por dia. Mesmo com a vacinação, as mortes e casos confirmados da doença continuam.

Desde o início da pandemia, já são 315.974 casos confirmados e 7.034 mortes em todo o estado. Segundo a Sesau, o Grupo Técnico (GT) da sala de situação da Covid-19 vai se reunir, nesta quinta-feira (21), para discutir os dados da semana epidemiológica 28, que compreende o período entre 10 e 16 de julho.

Mais leitos

Diante do novo aumento no número de casos, o Governo do Estado anunciou a reativação dos leitos de Covid e reforçou a necessidade do uso de máscara em ambientes fechados, importância de tomar a 4ª dose, vacinar as crianças, lavar as mãos com água e sabão e/ou usar o álcool 70%.

Atualmente, existem 763 leitos para enfrentamento a Covid-19 nos municípios de Maceió; Arapiraca; Coruripe; São Miguel dos Campos; Rio Largo; Viçosa; Maragogi; Marechal Deodoro; Palmeira dos Índios; Penedo; e Delmiro Gouveia. Dos 763 leitos, 229 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI); 33 são intermediários e localizados nas UPAS; e 501 são clínicos.

A médica infectologista Vânia Pires afirmou que a melhor forma de tentar frear o novo aumento do número de casos da doença é a vacinação.

“Apesar de nenhuma vacina ser 100% eficaz, a vacinação é fundamental para prevenir mortes, casos graves da doença e conter a pandemia. É importante não esquecer também de tomar as doses de reforço e continuar com o uso de máscaras”, disse.

TRIBUNA HOJE

Foto: Divulgação