Ao comentar sobre o início da vacinação contra a Covid-19 (com o uso da Coronavac) em crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos de idade nesta segunda (25), o prefeito de Maceió, JHC (PSB), destacou por meio das redes sociais que o município está se organizando e acelerando o processo para ampliar o atendimento ao público infantil.

“Chegou a hora da vacina: fiquem atentos, papais. Vamos começar a segunda (25) com vacina no braço para as crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos. Maceió acelera pra cuidar dos pequenos e de toda família. Em breve, ampliaremos o público”, postou o gestor em seu perfil no Instagram.

Na mesma rede social o chefe do Executivo Municipal listou os pontos de vacinação: Maceió Shopping, das 9h às 21h, de segunda a sábado; Pátio Shopping – de segunda a sábado das 15h às 21h, e domingo das 12h às 18h; II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) – 09h às 16h, de segunda a sexta; USF Cláudio Medeiros (Rio Novo) – 09h às 16h, de segunda a sexta; USF Paulo Leal (Feitosa) – 09h às 16h, de segunda a sexta; USF Arthur Ramos (Henrique Equelman) – 09h às 16h, de segunda a sexta; Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (UFAL) – 09h às 16h, de segunda a sexta; US Durval Cortez (Prado) – 09h às 20h, de segunda a sexta e USF Ouro Preto – 09h às 16h, de segunda a sexta.

Já em publicação em seu perfil no Twitter, JHC lista as seguintes informações sobre pessoas imunocomprometidas: Imunodeficiência primária grave; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/AIDS; Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; Pacientes em hemodiálise; e Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

A vacinação segue recomendação do Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, a vacinação com a Coronavac será feita de forma gradual. Inicialmente, o imunizante será destinado apenas para crianças imunocomprometidas entre 3 e 4 anos de idade.

Em seguida serão as faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Ainda segundo o MS, não há mais recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir de 3 anos de idade.

*Redação Alagoas Alerta

(Imagem: Edvan Ferreira/Secom Maceió )