Fomentar a inovação, o empreendedorismo e a capacitação de jovens são iniciativas que fazem parte das ações da Prefeitura de Maceió. Neste sentido, o Município irá sediar o 29° Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej), que pretende reunir mais de cinco mil jovens de todo o Brasil para difundir e reforçar a importância da cultura empreendedora. O evento acontecerá no formato híbrido, com transmissão on-line para todo o país, entre 18 a 21 de agosto, no bairro Jaraguá.

O encontro contará com mais de 60 palestras nas áreas de negócios, diversidade e inclusão, inovação, carreiras e mercado de trabalho. A Prefeitura de Maceió irá apresentar o laboratório de inovação aberta “BoraLab”, que tem como objetivo fomentar o ambiente de inovação na cidade, incentivando estratégias de soluções para o setor público.
29º Encontro Nacional de Empresas Juniores acontece de 18 a 21 de agosto
29º Encontro Nacional de Empresas Juniores acontece de 18 a 21 de agosto

Haverá também shows culturais na rua, ressaltando toda a diversidade de Alagoas e do Brasil, desta forma movimentando a economia, gerando mais visibilidade para a capital, estimulando a educação empreendedora e proporcionando ações para pensar em melhorias locais para as problemáticas do Município. Haverá também um ponto Instagramável do “Maceió é Massa” para os participantes deixarem o seu registro e entrega de brindes.

Para o secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, o evento é uma forma de estimular o turismo do bairro do Jaraguá e alavancar a educação empreendedora do ensino superior, que abre portas para o mercado de trabalho e o ecossistema de inovação local.

“Temos o privilégio da nossa cidade ter sido escolhida para ser palco do maior evento de empreendedorismo jovem do país. Esses jovens vão ter a oportunidade de conhecer outras empresas juniores e empresários locais e trocar ideias sobre a cultura empreendedora e soluções inovadoras. A gestão do prefeito JHC sempre vem buscando tornar a cidade de Maceió cada vez mais inclusiva, participativa, criativa, inovadora e inteligente”, enfatizou o secretário.

Para a presidente executiva da Brasil Júnior, Beatriz Nascimento, o evento é imprescindível para empresários juniores e jovens universitários.

“Eles vão entender mais sobre a postura empreendedora, inovação, diversidade nas organizações, como também toda cidade, todo o estado ganha com o aumento da economia, com mais oportunidade de emprego que são geradas a partir desses dias de evento”, explicou Nascimento.

De acordo com a presidente da Federação Brasileira das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea), Beatriz Pianco, é a primeira vez que o Enej será realizado ao ar livre e com uma estrutura diferenciada. É essencial reunir todos esses empreendedores para consumir mais a cultura e é um grande potencial para a cidade se colocar como cartão postal, alavancando a economia local.

“Desde 2020, a Federação de Empresas Juniores do Estado de Alagoas trabalha para mostrar o protagonismo de Alagoas e da nossa juventude, por isso lutamos para trazer o Enej para cá, como um sonho de muitas pessoas de mostrar para o Brasil a nossa força. O Movimento de Empresas Juniores (MEJ) tem um impacto gigantesco, e ficamos muito felizes em poder entregar tal impacto a Maceió como casa do maior encontro de empreendedorismo jovem do mundo”, pontuou Beatriz.

Brasil Júnior

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é uma organização sem fins lucrativos cuja principal missão é representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior (MEJ) como agente de formação de lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor.

Em 2021, o MEJ foi responsável pela formação empreendedora de cerca de 33 mil jovens espalhados pelo país e pelo faturamento de R$ 71 milhões, dinheiro que é 100% investido na formação dos integrantes.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

(Imagem: Émile Valões / Ascom Semtel)