Na manhã de ontem, o prefeito Luciano Barbosa e a vice-prefeita Rute Nezinho assinaram a ordem de serviços para início das obras de pavimentação asfáltica entre o bairro Cavaco, comunidade do Breu até a Rodovia AL 220, no Povoado Canaã.
Participaram da solenidade, secretários municipais e os vereadores Márcio do Canaã, Adriano Targino, Vicente do Remédio, Léo Saturnino, Pablo Fênix, Melquisedeque de Oliveira, Fabiano Leão e Edvânio do Cangandu.

Agradecimentos

Serão 3,8 quilômetros de via totalmente asfaltada com sinalização horizontal e vertical, interligando a Rua Pedro Alexandre e beneficiando 11 comunidades de Arapiraca.
Representando as comunidades beneficiadas pela obra, os moradores Haroldo do Breu e Terezinha Luiza agradeceram ao prefeito Luciano Barbosa pelo início da pavimentação.
“É uma alegria muito grande para todos nós. Um momento muito esperado e um antigo sonho que agora está sendo realizado “, afirmou o morador.

Eterno mestre

Na última segunda-feira, 15, aconteceu na Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca, uma solenidade em homenagem ao aniversário do saudoso Mestre Afrísio Acácio. O mestre da sanfona faleceu há dois anos, e faria 73 anos.
Afrísio Acácio alegrava as manhãs do povo arapiraquense e da região todas as segundas-feiras. O projeto Cultura na Praça, idealizado pelo mestre da sanfona, marcava um verdadeiro resgate da tradição pé de serra na cidade.

Homenagem merecida

O secretário de cultura, Wellington Magalhães, destacou a importância do projeto que há anos tem alegrado as segundas-feiras de Arapiraca.
“Não existe em lugar nenhum uma segunda-feira como a nossa de Arapiraca. As pessoas já às 8 horas da manhã, ao vir ao comércio ou à feira, têm o autêntico forró pé de serra com artistas de toda a região que fazem parte do Cultura na Praça. As pessoas sentem uma energia diferente, porque o forró está no sangue do nordestino. A gente fica muito feliz em poder homenagear o mestre Afrísio Acácio, nossa eterna gratidão e homenagem”.

Desistiu das eleições

Devido às pressões sofridas dentro do UB e do PP, o ex-secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Marcius Beltrão (UB) desistiu do pleito em busca de uma cadeira na Câmara Federal por Alagoas, e entra para coordenação de campanha de reeleição de Paulo Dantas.

Pressão do partido

De acordo com informações, Marcius Beltrão sofreu pressão dentro do próprio partido, o União Brasil, após anunciar publicamente que não iria apoiar Rodrigo Cunha para o Estado, pois daria seu apoio para o governador Paulo Dantas (MDB), que busca reeleição.

Além disso, Marcius Beltrão também confirmou apoio a Renan Filho (MDB) para o senado federal e acabou sendo pressionado por não apoiar Davi Davino Filho (PP) que é o candidato ao senado coligado com o União Brasil.

Varíola dos macacos

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa o monitoramento de mais um caso suspeito de varíola dos macacos. Trata-se de uma criança de 5 anos, do sexo feminino, que está em isolamento domiciliar e sendo monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs). Os outros dois casos suspeitos são de dois jovens de 20 e 21 anos que moram no bairro Canafístula e também estão em isolamento.

Casos suspeitos

A paciente com caso suspeito é moradora do bairro Planalto e apresentou dor na garganta, febre de início súbito e lesões cutâneas no corpo, mas
“As amostras das lesões foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN/AL). Seguimos aguardando os resultados. A Secretaria de Saúde de Arapiraca segue monitorando os três casos suspeitos e seus contatos”, informou o coordenador do Cievs Arapiraca, enfermeiro Evandro Melo.

Supostas irregularidades

Visando zelar pelo patrimônio público e a probidade administrativa, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) resolve instaurar Inquérito Civil Público prevendo a tomada de medidas necessárias para apurar a denúncia de supostas irregularidades em processos licitatórios realizados por servidores públicos e agentes políticos no Município de Penedo. A portaria consta no Diário Oficial de ontem.

Processos licitatórios

De acordo com o documento, em representação aportada na 2ª Promotoria de Justiça de Penedo, foram narradas possíveis fraudes em licitações, fatos que teriam o envolvimento de servidores, de agentes públicos e de empresários do ramo da construção civil. A representação traz indícios que os processos licitatórios, que totalizam valores superiores a R$ 11 milhões, foram direcionados no sentido de proporcionar o favorecimento pessoal do prefeito de Penedo, sua família e grupo de amigos.

Processo administrativo

Na Portaria, o MPAL destaca alguns dispositivos legais que embasaram o Inquérito Civil Público, a exemplo do artigo 19, da Lei 9.784, de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. No referido trecho, a Lei fala sobre o dever de comunicar à autoridade competente em casos de impedimento para a participação de processos administrativos de um modo geral. (Com MPAL).

… Dois policiais militares pertencentes ao pelotão de Canil do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Arapiraca, finalizaram na segunda-feira, 15, o oitavo Curso de Cinotecnia, oferecido pela Polícia Militar do Espírito Santo, através do Batalhão de Ações com Cães (BAC).

… Durante os 58 dias de curso, o Cabo Neândro Ferreira de Macedo e o Soldado Felipe Bezerra Nunes Silva receberam diversas instruções que os capacitaram ainda mais para o trabalho diário, no policiamento com cães.

… Dentre as instruções ministradas, eles puderam aprender mais sobre Atendimento Pré-Hospitalar Tático com Cães, patrulhamento de área de alto risco com cães, comportamento canino, transporte aéreo de cães, detecção de armas, explosivos e entorpecentes, patrulha com cães, além de outras instruções específicas teóricas e práticas.

TRIBUNA HOJE

Foto: Assessoria