O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) participou do X Fórum Nacional de Bibliotecários e Arquivistas dos Tribunais de Contas, o Bibliocontas. O órgão foi representado no evento pela coordenadora da biblioteca do TCE/AL, Michele Rodrigues. O X Bibliocontas aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto, na sede do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE/RJ), e abordou o tema “Perspectivas e desafios da Gestão da Informação e do Conhecimento no contexto pós-pandemia”.

O conselheiro-presidente do TCE/RJ, Rodrigo Melo, abriu o evento e aproveitou para destacar a importância da iniciativa. “Compartilhar boas experiências profissionais, práticas tecnológicas bem-sucedidas e atitudes inovadoras são um legado que encontros como esses nos proporcionam”, ressaltou.

O Bibliocontas acontece desde o ano de 2003, e nesta edição de 2022 é uma realização do TCE/RJ, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB). O conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima, presidente do IRB e vice-presidente do Tribunal de Contas do Ceará (TCE/CE), estava presente no evento. Na oportunidade ele lembrou da época que passava horas estudando e fazendo pesquisas para o mestrado nas bibliotecas do Congresso Nacional, em Brasília. “Os bibliotecários precisam atuar em rede para fortalecerem sua atuação. A biblioteca é o coração da instituição e precisa dos servidores mais entusiasmados em sua composição”, pontuou.

A programação do Fórum foi voltada para a atuação dos bibliotecários e arquivistas do Sistema de Controle Externo e contou com palestras sobre cibersegurança, Lei Geral de Proteção de Dados e preservação digital. Também foram compartilhadas experiências bem-sucedidas, a exemplo do trabalho do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/Paraná), sobre gestão da jurisprudência. A novidade deste ano foi que o evento foi aberto para outras bibliotecas públicas do Rio de Janeiro e para entidades ligadas ao setor.

TCE \ ASCOM