A juíza Ana Florinda Dantas conduz audiências de curatela na Comunidade Espírita Nosso Lar, nesta sexta-feira (23). A ações judiciais visam nomear pessoas como curadoras, que ficam legalmente responsáveis por auxiliar alguém incapaz de gerenciar seus bens e interesses.

A princípio, sete idosos assistidos pela Nosso Lar passam hoje por audiências no Vergel, em Maceió. A iniciativa é realizada pelo Núcleo de Promoção da Filiação do Judiciário de Alagoas, do qual Ana Florinda é coordenadora, em parceria com Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) que funciona em cooperação com o Centro Universitário Cesmac.

A atividade será realizada ainda em outras instituições que abrigam idosos na Capital alagoana. De acordo com a juíza Ana Florinda, em muitos casos a curatela poderá ser concedida total ou parcialmente para a própria instituição.

“Inicialmente, tivemos que documentar esses idosos, pois muitos não têm documentos de identificação, e em seguida fazemos a curatela dos que são considerados incapazes. O próprio abrigo tenta localizar parentes que possam fazer a co-curatela com a instituição”, explica a juíza.

Ana Florinda frisou a necessidade de o Judiciário se dirigir até os que mais precisam. “A ideia é que o Tribunal de Justiça venha acolher essas pessoas no local onde elas se encontram, marcando presença na comunidade, fazendo uma ação social”.

POR: Ascom TJ-AL
FOTO: DIVULGAÇÃO