Alcançar: verbo transitivo direto, que indica a obtenção daquilo que se pretende.

E obter o sucesso — tanto empresarial, como pessoal —, foi um dos fatores que levou dezenas de empreendedores a participar da 2ª edição do Programa Alcançar, desenvolvido pela Mineração Vale Verde (MVV), em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AL).

Com o intuito de fomentar o empreendedorismo e capacitar potenciais fornecedores (agora aptos a prestar serviços para qualquer empresa do Brasil), a MVV deu início a esta edição em julho de 2022, com o ingresso de 50 empresas dos municípios de Craíbas e Arapiraca, oportunizando a cada uma delas aulas de Gestão Estratégica; Gestão Financeira; Gestão Comercial; Saúde e Segurança no Trabalho; Gestão de Pessoas; e Gestão Ambiental.

E para coroar o sucesso do programa, a MVV realizou, nesta quinta-feira (6), no Espaço Renê, localizado no Centro de Arapiraca, a cerimônia de certificação dos alunos e alunas do Alcançar. A apresentação da cerimônia foi conduzida pela jornalista e influencer digital Gilka Mafra.

Um dos pontos marcantes do evento foi a “Árvore do Sucesso”, instalada na chegada dos convidados, onde cada um foi recebido com mensagens de incentivo retiradas de “biscoitos da sorte” dependurados na árvore, trazendo assim motivação para os participantes do evento.

Estiveram presentes na ocasião o gerente de Suprimentos e TI da Appian Brazil, Luciano Cardoso; o coordenador de Almoxarifado e Gestão de Fornecedores da Appian Brazil, Edgar Silva; o coordenador de Suprimentos da Appian Brazil, Rodrigo Assunção; e a coordenadora de Educação Empresarial e Desenvolvimento de Carreira do IEL Alagoas, Thayse Ferro, além de outras lideranças e colaboradores da MVV.

Luciano Cardoso saudou o público presente, parabenizando-o pelo êxito e conclusão do Programa, apontando três pontos de suma importância para o sucesso de cada empreendimento.

“Hoje é um dia importante na carreira de todos vocês, pois vocês ‘alcançaram’ mais um patamar do empreendedorismo. E para continuar içando os rumos do empreendimento de cada um, é necessário estar sempre atento aos detalhes. Ter ciência da mudança de mentalidade de empregado para empregador e persistir. E eu gosto de citar uma frase que me vem muito à cabeça quando se fala em empreendedorismo: ‘sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno, então, vamos sonhar grande’. Agora é continuar trabalhando para ‘alcançar’ esse sonho”, destacou o gerente corporativo de Suprimentos e TI da nossa empresa.

Dentro das perspectivas e anseios do Programa Alcançar, os analistas Jordana Ramos e João Carlos da Silva apresentaram os indicadores e resultados do processo: foram 180 horas investidas no Programa, contando com a contribuição de 70 profissionais de 21 áreas de atuação durante os 9 meses do processo (a partir de sua concepção).

Para o aluno concluinte Julian Lemos, do Instituto de Desenvolvimento Financeiro, fazer parte de um processo de aprendizagem como este é gratificante, vendo, também, como uma oportunidade única de desenvolver o seu empreendimento para uma empresa de tamanha expressão como é a MVV.

“Gratificante, porque você vê que é uma oportunidade para todos os fornecedores locais se capacitarem; é um dos desafios que os empreendedores têm, que é parar em um momento do seu dia a dia para se capacitar. Às vezes, estamos muito focados em fazer a empresa crescer, em fazer ela se desenvolver de forma financeira, mas acabamos não percebendo alguns aspectos que o negócio realmente precisa, como gestão e planejamento. Algumas dessas execuções que a gente viu na prática [durante o treinamento] farão com que grandes empresas, que hoje tratam dentro do nosso mercado, possam, também, fornecer para a MVV. Então, essa oportunidade que eles estão dando para a gente é muito importante e gratificante, e eu tenho a honra de poder ter feito parte disso”, comemorou o aluno Julian Lemos, do Instituto de Desenvolvimento Financeiro.

Para finalizar a 2ª edição do Programa Alcançar com chave de ouro, gestores da MVV e concluintes realizaram um brinde para celebrar o início de um novo ciclo profissional e empresarial na carreira de cada um, afinal o Programa busca preparar o empresariado local para fornecer produtos e serviços para grandes empresas da região e, quem sabe, de outras regiões do Brasil.

SOBRE A APPIAN BRAZIL

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no país da Appian Capital Advisory, com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia.

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel – operação de níquel sulfetado no sul da Bahia – e a Mineração Vale Verde (MVV) – empreendimento de cobre com operação entre Craíbas e Arapiraca.

TRIBUNA HOJE

Foto: Assessoria