A diplomação dos candida tos eleitos em Alagoas está marcada para o dia 16 de de zembro, conforme informou o Tribunal Regional Eleitoral ( TRE/AL). Nesta data, serão diplomados o governador, se nador, deputados federais e estaduais.

O Tribunal Superior Elei toral ( TSE) será responsável pela diplomação de Luiz Iná cio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, eleitos para os cargos de presidente da República e vice-presidente. A data da cerimônia de diplomação ainda não foi marcada. De acordo com a legislação eleitoral, as cerimônias devem ocorrer até o dia 19 de dezembro.

O diploma expedido pela Justiça Eleitoral é o documento oficial que atesta a vitória do candidato nas urnas e autoriza a posse. O presidente da República e os governadores tomarão posse em 1º de janeiro. A posse dos parlamentares eleitos será em 1º de fevereiro.

Em Alagoas, Paulo Dantas (MDB) e Ronaldo Lessa (PDT) serão diplomados para os cargos de governador e vice-governador, respectivamente. Eles venceram, no segundo turno, realizado no dia 30 de outubro, a disputa com Rodrigo Cunha (União Brasil) e Jó Pereira (PSDB). Dantas foi reeleito ao cargo do Executivo Estadual com 52,33% dos votos válidos, o equivalente a 834.278 votos.

Quem assumirá o cargo de senador por Alagoas é Renan Filho (MDB) que recebeu 845.988 votos dos alagoanos; isso representa 56,92% dos votos válidos. Este será seu primeiro mandato como senador.

Renan Filho foi prefeito de Murici, em 2004, e deputado federal, em 2010; assumiu o governo do estado por dois mandatos consecutivos, de 2015 até 2022. Renan Filho foi eleito em 2014, com 670.310 votos (52,16%), e foi reeleito nas eleições de 2018. À época, o ex-governador obteve 791.816 votos, o que representa 77,99%, sendo eleito em primeiro turno. No entanto, Renan Filho interrompeu seu mandato em 2 de abril deste ano, quando renunciou para concorrer ao cargo de senador nas eleições de outubro.
Relacionadas:
AGRESTE
Polícia Federal prende homem com mais de R$ 1.200 em notas falsas em Arapiraca

PARLAMENTARES

Alagoas elegeu nove deputados federais nas eleições 2022. Esse é o número de cadeiras a que o Estado tem direito na Câmara Federal. Os parlamentares terão mandato entre 2023 e 2026. O PP elegeu quatro deputados federais, conquistando a maior parte das nove vagas em dis- puta. A legenda fez ainda o mais votado no estado, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), com mais de 219 mil votos. O MDB conquistou duas vagas, e nenhuma candidatura feminina obteve sucesso.

Além de Lira, foram eleitos para o cargo Alfredo Gaspar (União), Luciano Amaral (PV), Marx Beltrão (PP), Isnaldo Bulhões Júnior (MDB), Paulão (PT), Daniel Barbosa (PP), Delegado Fábio Costa (PP) e Raphael Brito (MDB). Na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE-AL), para 2023, das 27 vagas, 16 serão ocupadas por deputados reeleitos. Os outros 11 são novatos ou velhos conhecidos que retornam agora para um novo mandato. A maioria dos parlamentares eleitos neste ano, assim como na eleição anterior, é do MDB: um total de 14. A segunda maior bancada na Casa de Tavares Bastos é do PP, com 4 parlamentares.

O deputado estadual mais votado no estado foi Alexandre Ayres (MDB), com 3,66% dos votos válidos. Ayres, ex- secretário da Saúde do gover- no Renan Filho (MDB), se elegeu para seu primeiro mandato no Legislativo estadual. Na sequência, o segundo mais votado foi Cabo Bebeto (PL), com 3,10% dos votos válidos.

Os demais eleitos são Marcelo Victor (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Cibele Moura (MDB), Fernando Pereira (PP), Carla Dantas (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Dr. Wanderley (MDB), Antonio Albuquerque (REPUBLICANOS), Fátima Canuto (MDB), Remi Calheiros (MDB), Bruno Toledo (MDB), Delegado Leonam (UNIÃO BRASIL), Ronaldo Medeiros (PT), Dudu Ronalsa (MDB), Rose Davino (PP), Inácio Loiola (MDB), Francisco Tenório (PP), Breno Albuquerque (MDB), Gilvan Filho (MDB), Lelo Maia (UNIÃO BRASIL), Andre Silva (REPUBLICANOS), Gabi Gonçalves (PP), Mesaque Padilha (UNIÃO BRASIL), Marcos Barbosa (AVANTE) e Silvio Camelo (PV ).

GAZETAWEB.COM \ Anna Cláudia Almeida

FOTO: Ailton Cruz