Reorganizando a casa após um conturbado ano de 2022, o CSA mira uma temporada de recuperação em 2023. A principal meta azulina é conquistar chegar forte na Série C do Campeonato Brasileiro para retornar à Segundona Nacional. 

Mas até lá o clube alagoano tem um longo caminho a ser percorrido. Após a renúncia de Omar Coêlho, o Conselho Deliberativo vai convocar uma nova eleição para uma nova diretoria executiva. Uma comissão liderada pela presidente do Conselho, Miriam Monte, que acumula interinamente o comando do executivo, tem tocado o barco enquanto o processo eleitoral não é definido. 

Em campo, o experiente técnico Roberto Fonseca é o responsável pelo início da remontada. O CSA passa por problemas financeiros, agravados pelo rebaixamento à Série C, e tem reforçado o elenco de acordo com a realidade financeira. Nomes de destaque, como Geovane e Gabriel, que ainda tinham vínculo nesta temporada, acertaram com outras equipes. 

Por outro lado, figuras conhecidas, como os zagueiros Thales e Xandão, voltaram em momento fundamental para o novo projeto. A base utilizada pelo treinador na vitória em jogo-treino com o Maguary-PE teve Paulo Ricardo; Celsinho, Xandão, Thales e Pará; Moisés Gaúcho, Bruno Matias e Ruan; Robinho, Lucas Barcelos e Rodrigo Rodrigues.

Copa do Nordeste – O Azulão tem difícil missão ainda nas fases eliminatórias do Nordestão. O time joga com o Potiguar no dia 5 de janeiro, no Estádio Gerson Amaral, em Coruripe, em jogo único. Se vencer, vai jogar de novo no dia 8 de janeiro, pela segunda partida eliminatória da Copa do Nordeste. O adversário vai sair do confronto entre América-RN e Moto Club. 

Só após esses dois confrontos é que o time garante vaga para jogar a fase de grupos e embolsar cerca de R$ 2 milhões, verba que é fundamental para o restante da temporada. 

Copa do Brasil – O maior torneio com retorno financeiro no calendário brasileiro é outro que pode reforçar os cofres do CSA. A CBF ainda vai definir o sorteio dos confrontos, mas um desempenho exitoso no início também pode ajudar a diretoria com a folha salarial para o Campeonato Brasileiro. 

Campeonato Alagoano – Após ser eliminado nas semifinais e encerrar uma sequência de 6 finais, o Azulão tenta reconquistar o troféu estadual. Com 40 títulos, é o maior campeão de Alagoas. 

Série C do Campeonato Brasileiro – Campeão Nacional em 2017, o CSA volta a jogar a Terceirona após seis anos. Sem a vitrine televisiva e principalmente o retorno financeiro que tem a Série B, a Terceira Divisão é o principal objetivo do Azulão na temporada. A meta do clube é, no mínimo, se manter na competição. Mas o objetivo principal é conquistar um novo acesso para retornar à Segundona. 

POR: Redação TNH1
FOTO: Morgana Oliveira / CSA