O ministro dos Transportes, Renan Filho, revelou, durante entrevista à TV Gazeta, que vai apresentar, nessa terça-feira (17), em Brasília, um plano de ação para os primeiros 100 dias de administração. Ele havia prometido tomar esta medida ainda no dia da posse como titular da pasta recriada pelo governo Lula, visando solucionar dificuldades orçamentárias de forma sustentável, garantindo, sobretudo, a retomada de obras paradas, inclusive em Alagoas.

No plano, como foi dito, a prioridade número 1 será fazer as ações avançarem por falta de recursos, analisar os contratos dos 15 mil quilômetros de rodovias concedidas e ampliar a participação do setor privado.

Para o Estado, o ministro reforçou o anúncio de uma série de serviços que já havia antecipado na coletiva de imprensa que concedeu ao lado do governador Paulo Dantas, na semana passada, em visita oficial.

Entre os trabalhos prometidos estão as obras na BR-104, em São José da Laje e em Ibateguara, além da retomada do trecho da BR-416, que dará acesso à Serra da Catita. Renan Filho garantiu que vai assumir o serviço na BR-101, em pontos desgastados pela erosão, principalmente nos municípios de Boca da Mata e Marechal Deodoro.

“O compromisso que assumimos, junto com o presidente Lula, é a duplicação da BR-101 no Nordeste. Recebi dele [de Lula] a missão de concluir estas obras para melhorar o escoamento da produção e fortalecer o turismo, o que deve gerar mais emprego e renda para a região”, explicou.
Relacionadas:
em alagoas
Ministério vai decretar emergência no DNIT para recuperar BR-101

Há previsão, no cronograma do Ministério, conforme ele anunciou, para conclusão de trecho em Porto Real do Colégio, na divisa com o estado de Sergipe, e a atualização do projeto para duplicação da rodovia em Joaquim Gomes, que passa por terras indígenas Wassu Cocal. Segundo o ministro, a tendência é que o diálogo com a população da aldeia seja facilitado no novo governo.

Para a capital, a proposta é duplicar a BR-316, do Benedito Bentes (no contorno do Shopping Pátio) até o viaduto da PRF. De lá, as obras seguirão para o acesso ao município do Pilar, ainda na Região Metropolitana. Esta, segundo Renan Filho, será considerada uma grande marca do atual Ministério do Transportes que vai impactar Alagoas.

Ele informou que deve conversar com Paulo Dantas e com o governo de Pernambuco para que o Governo Federal dê uma parcela de contribuição para a construção da tão almejada ponte que liga os municípios de Penedo e Neópolis (SE), no Baixo São Francisco.

O ministro informou que o grande trunfo da sua gestão será a aproximação com a iniciativa privada, o que assegurará a ampliação do investimento na pasta, levando em consideração, segundo ele, que o poder público não teria caixa suficiente para alcançar todas as esferas.

GAZETAWEB \ Thiago Gomes

Anna Cláudia Almeida