Infelizmente, ansiedade afeta uma grande variedade de pessoas, incluindo crianças. Aliás, citando uma investigação, o Huffpost, agregador de blogs, explica que milhões de crianças têm sintomas de ansiedade, mais concretamente, até 20,5% dos jovens, em todo o mundo. 

“Às vezes, a ansiedade pode ser difícil de identificar, pois as crianças podem manifestá-la de maneiras diferentes”, disse o médico Khadijah Booth Watkins. Algo que é dependente de vários fatores como a idade e capacidades linguísticas.

Algumas crianças têm sintomas físicos como batimentos cardíacos acelerados, dores de cabeça e no estômago, já outros manifestam-se de uma forma mais emocional através de reações extremas. Outros, começam a se afastar dos colegas e não se envolvem em atividades, explica o médico. 

Mesmo quando o objetivo dos pais não é criar ansiedade, alguns comentários e comportamentos, muitos comuns, fazem com que a criança comece a exibir sintomas. Por isso, este médico, e outros especialistas, criar uma lista com algumas coisas que fomentam a ansiedade. 

Oito comentários (e comportamentos) de adultos que deixam as crianças ansiosas: 

Encorajar que evitem fazer coisas que são desconfortáveis;
Recusar lidar com a sua própria ansiedade; 
Evitar conversas sobre sentimentos; 
Ser extremamente cuidadoso;
Elogiar resultados e não esforço; 
Fazer perguntas que impliquem que a criança está nervosa; 
Escolher uma abordagem parental muito autoritária; 
Enviar sinais confusos.

Por Notícias ao Minuto Brasil

FOTO: © Shutterstock \ Lifestyle Saúde mental