Neste domingo (22), às 16 horas, CRB e Sergipe vão estrear na Copa do Nordeste 2023. O duelo coloca frente a frente dois multi-campeões estaduais que sonham em conquistar o inédito título do Regional. Pelo o lado do Gipão, o jovem técnico Rafael Jaques vive uma grande expectativa pela estreia. O professor volta a disputar o Nordestão após 23 anos, e a primeira vez como treinador.

Em 2000, Rafael Jaques era jogador do Sport e estava no elenco que foi campeão sobre o Vitória. Experiente e cada vez mais se sentindo em casa no Nordeste, o professor projetou um duelo complicado contra o Galo, neste domingo.

“Vamos jogar na casa do CRB, mas estamos determinados a ser muito competitivos sem a bola, com um forte poder de marcação e compactação. Com a bola, vamos trabalhar para ter uma boa valorização da posse, dentro das nossas possibilidades, buscando sempre o gol adversário”, avaliou o técnico.

A carreira de Jaques como treinador iniciou em 2018, no São José-RS. No Zequinha, o professor conquistou o acesso para a Série C, no mesmo ano. Porém, desde 2022 vem trabalhando no Sergipe. Familiarizado com o futebol nordestino, o técnico afirmou que tem grandes memórias da época como jogador e disse que é motivador para ter uma grande campanha na atual edição.

“Tive a felicidade e a honra de ter disputado a Copa do Nordeste e ter sido campeão pelo Sport, no ano de 2000. Vinte e três anos depois eu volto a disputar essa competição, agora como técnico e, obviamente, as boas lembranças vêm à memória, aumentando a minha motivação e transmitindo isso para os meus jogadores”, disse.

Sobre o jogo, Jaques mantém os pés no chão. Em 2022, o Sergipe chegou a enfrentar dois clubes alagoanos pela Série D: ASA e CSE. Curiosamente, foram duas vitórias dos alvirrubros, o que traz um bom histórico recente. Apesar disso, a ideia é enfrentar o CRB com grande respeito e o técnico avaliou que um empate no Rei Pelé não seria um mau negócio.

“Primeiro de tudo, nós temos respeito ao nosso adversário, mas, sobretudo, temos muita crença no nosso trabalho e acreditamos no nosso grupo de atletas. Dentro das possibilidades, é claro que não vamos abrir mão de buscar o melhor resultado possível, claro que o melhor seria a vitória, mas sabemos também que jogar na casa do adversário, com a qualidade que eles têm, o resultado de empate também não é ruim”, pontuou.

*Com assessoria

POR:GAZETAWEB/ Guilherme Magalhães*
FOTO: Divulgação