Apesar de se assistir a um aumento lento da sobrevivência global dos doentes, o prognóstico continua sendo ruim. Inicialmente silencioso, os sintomas de câncer de pâncreas costumam se manifestar quando a doença já está em fase mais avançada e, por isso, mais difícil de tratar. Ainda assim, saber identificá-los pode ajudar a obter um diagnóstico o mais precoce possível de um dos cânceres digestivos mais letais.

Esta doença resulta de “uma perturbação do normal processo de regeneração celular dos tecidos que formam a glândula pancreática, órgão de dez a 15 centímetros, situado no abdômen, sob o estômago e com ligação ao duodeno”, pode ler no portal do grupo português Lusíadas. Quando a divisão celular não ocorre da forma adequada, “surgem células anormais, que crescem e se multiplicam de forma descontrolada”, originando tumores.

Segundo Deborah Lee, da farmácia online Dr.ª Fox, afirmou, em declarações ao Daily Express, que o prurido na pele é um sinal de alerta que “não deve ser ignorado”.

O jornal escreve que um estudo publicado The Official Journal of the International Hepato Pancreato Biliary Association revela que este sintoma ocorre em aproximadamente 75% dos indivíduos com câncer de pâncreas.

A que outros sintomas deve estar atento, sobretudo se reunir um conjunto de fatores de risco como tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obesidade e alimentação rica em gorduras? Veja:

Icterícia;
Urina escura;
Fezes claras;
Dor abdominal, que pode irradiar para as costas;
Problemas digestivos;
Falta de apetite e perda de peso;
Cansaço, astenia;
Aumento da vesícula biliar;
Formação de coágulos sanguíneos;
Irregularidades do tecido adiposo;
Diabetes.

Por Notícias ao Minuto Brasil

FOTO: © Shutterstock \ Lifestyle Doenças oncológicas