O aumento repentino da população nos locais em que há grandes festejos carnavalescos exige de todos, durante o período, um cuidado especial com o consumo de água. Por isso, a Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá em Alagoas, dá dicas de como garantir o melhor uso desse bem comum e essencial à vida.

É certo que famílias inteiras, grupos de amigos e muitas outras pessoas vão se reunir para brincar a folia, seja em casas de veraneios com piscina, ou em clubes e balneários, blocos e nas mais variadas formas de pular o carnaval.

“Promover um consumo ainda mais consciente deste bem que é público se faz necessário, principalmente porque há uma concentração muito grande de pessoas em determinados locais num curto período de tempo”, alerta Rafaela Santoro, supervisora de responsabilidade social da Agreste Saneamento.

Uma das dicas para evitar o desperdício de água durante esse período e que serve também para o restante do ano é fechar o registro do chuveiro na hora de se ensaboar. Fácil né? Essa prática pode gerar uma economia de até 70% de água. Se todos fizerem isso, fica melhor ainda.

Esse cuidado pode ser estendido para os momentos em que os foliões forem escovar os dentes ou até mesmo lavar a louça.

Sabe aquele restinho de comida que fica nos pratos e panelas? Se você raspá-los bem antes de começar a lavar a louça, é certo que a limpeza vai ser mais rápida e, consequentemente, vai gerar um gasto menor de água. Que tal experimentar essa dica e promover um consumo mais consciente de água para você e sua família.

Ainda na cozinha, frutas e hortaliças podem ser lavadas em um reservatório, ao invés de lavá-las em água corrente. A limpeza é igual e o desperdício é muito menor, fique atento!

As crianças também devem ser alertadas sobre suas brincadeiras. Que tal evitar aquelas mangueiras molhando a todos? Experimente substituir por confetes e serpentinas.

Sujou a calçada, quintal ou outra área comum? Faça a limpeza com vassouras e panos e, caso seja necessário usar água, você pode reutilizá-la a partir do líquido dispensado pela máquina de lavar, das calhas e do ar-condicionado.

Com medidas simples como essas citadas, o abastecimento não fica prejudicado, e principalmente, conseguimos preservar o meio ambiente e curtir a folia de forma mais sustentável.

POR: Assessoria
FOTO: Divulgação