Leonardo Nogueira, diretor de tramas como A Vida da Gente (2011) e O Tempo Não Para (2018), está sendo acusado de assédio sexual. Em ação que tramita na Justiça do Rio, uma atriz pouco conhecida acusa o marido de Giovanna Antonelli de lhe prometer um papel em Fuzuê, próxima novela das sete da Globo, em troca de sexo. Ela pede R$ 2 milhões de indenização por dano moral. Nogueira foi afastado de suas funções. Em troca de mensagem com a atriz, ele diz que foi ela quem o assediou. “Minha conduta sempre foi impecável”, escreveu.

A informação foi revelada em primeira mão por Fabíola Reipert no quadro A Hora da Venenosa, do Balanço Geral, na Record, nesta terça (21). O Notícias da TV teve acesso à ação, que corre na 2ª Vara de Família da Regional da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Para proteger a vítima, optou-se por preservar o seu nome.

Outro lado – A reportagem entrou em contato com Leonardo Nogueira por telefone e aplicativo de mensagem de texto, mas não obteve retorno até a publicação. Em seu perfil no Instagram, ele publicou um posicionamento na madrugada desta quarta (22), no qual afirmou que é vítima na situação.

“Amigos, fui vítima de um crime no qual tentaram me extorquir. Desde o ocorrido, todas as medidas legais foram tomadas, inclusive a prisão da pessoa envolvida. A denúncia foi feita por mim, que fique claro. Atualmente o processo criminal está em segredo de Justiça”, disse. Ele agradeceu à família e aos amigos pelo carinho.

A Globo afirma que Leonardo Nogueira pediu afastamento por motivos de saúde, mas não comentou as denúncias.

“Leonardo Nogueira pediu afastamento por motivos de saúde, com licença médica pelo INSS. A Globo não comenta questões relacionadas a Compliance e aproveita para reiterar que mantém um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os seus colaboradores, e uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação ao Código. Todo relato é apurado criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento, e as medidas necessárias são adotadas”, diz a empresa.

Nos autos, a artista anexou prints de conversas com Nogueira em um aplicativo de mensagens. Ela e o diretor teriam se conhecido nos bastidores de Flor do Caribe (2013), mas só teriam se aproximado em dezembro de 2021. Ela, na época, pediu a ajuda de um amigo para indicá-la para testes.

O colega sugeriu que ela procurasse por Nogueira, alertando que o profissional a pediria que dormisse com ele em troca de maiores oportunidades. De acordo com a denúncia, eles teriam se relacionado pela primeira vez no mesmo mês, em um hotel de São Paulo. O relacionamento teria durado aproximadamento um ano.

“Naquela oportunidade, antes de consumar o ato, na forma de um contrato verbal, acordaram que a relação seria uma troca, onde a autora manteria relações com o réu e este lhe auxiliaria e indicaria para obtenção de papéis em suas produções”, diz a petição inicial da ação.

Após o primeiro encontro, eles passaram a ter contato frequente, conforme a troca de mensagens. Nogueira, inclusive, teria prometido indicá-la para papéis em suas futuras produções.

Atriz chegou a fazer teste para Fuzuê – A atriz chegou a fazer teste para viver Soraya Terremoto –um dos alívios cômicos de Fuzuê, que marca a estreia do novelista Gustavo Reiz na Globo. Ela teria se revoltado ao perceber que Nogueira não cumpriria o supostamente combinado.

De acordo com os prints anexados ao processo, foi o próprio Nogueira quem a comunicou que tinha sido reprovada. Em uma das conversas, o diretor argumenta: “Não tem o que ser feito. Estamos dando muita oportunidade para diversidades, o que é obrigação da empresa”.

Ela cobra pelo papel que lhe teria sido prometido: “Então você não vai me pôr em nada, Leo? Nem elenco de apoio?”. “Ainda precisamos fechar o elenco para entender”, respondeu Nogueira.

Na troca de mensagem, a atriz acusa o diretor de usar o posto para transar com ela. Nogueira se defende:

“Se teve algum assédio, foi da sua parte e você sabe disso. Estamos expostos, infelizmente, minha conduta sempre foi impecável. Jamais prometeria algo em nome da empresa que não pudesse cumprir. Nenhuma função. Minha história e conduta dizem isso”, escreveu o profissional, que foi além:

“Em relação à produção [Fuzuê], ainda teremos muitas escalações até agosto ou setembro. O autor ainda está escrevendo e estamos fechando os primeiros nomes. Pediremos novos testes também, sempre através da produção de elenco, não há o que ser feito agora. Até setembro muita coisa acontece no processo de produção e segue até o final no caso de dramaturgia longa. Me coloco à disposição a partir de segunda-feira”

Globo decidiu afastar diretor após ação – O Notícias da TV apurou que, além da ação judicial, a atriz fez uma denúncia ao setor de compliance da Globo. O caso chegou ao conhecimento de Ricardo Waddington, então diretor de Entretenimento da Globo, que determinou o afastamento e escalou Fabrício Mamberti para seu lugar.

Quem é Leonardo Nogueira? – Casado com Giovanna Antonelli desde 2009, Leonardo Nogueira começou como assistente de direção em Torre de Babel (1998). Em 2001, entrou para a oficina de direção da Globo. Em 2007, assumiu o posto de diretor de novelas em Malhação (1995-2021). O último trabalho dele foi a série Filhas de Eva (2020).

POR: Notícias da TV
Foto: Reprodução/Instagram @leonnogueira