A crise atual no CSA não é novidade para ninguém e, por conta disso, o momento ruim dentro de campo e nos bastidores, também está refletindo diretamente nos torcedores. Sem um calendário fixo no mês de abril e com as eliminações precoces no Alagoano e na Copa do Nordeste, o quadro de sócios azulino teve uma forte perda de membros, com mais de 2 mil desistentes.

Em 26 de janeiro de 2023, quando a temporada estava apenas em seu início, a Gazetaweb trouxe uma reportagem mostrando onde o clube azulino havia perdoado as dívidas de seus sócios inadimplentes. Naquele momento, o CSA contava com 5.630 associados. Já nesta quinta-feira (30), segundo consta em seu site oficial, o Azulão possui apenas 3.529 sócios ativos. Um decréscimo bruto de 2.101 sócios.

E isso não é novidade. No ano passado, quando o time vivia uma boa fase, chegou a ultrapassar 8.000 sócios. Em dezembro de 2022, mesmo com a queda para a Série C, o quadro de pagantes contava com 6.244 associados. Ou seja, desde dezembro, o time perdeu 43,16% dos seus associados.

A situação não é nenhuma novidade, mas tem suas justificativas. Além da queda para a Série C no ano passado, a equipe teve atuações pífias em 2023, até aqui. No Campeonato Alagoano, o Azulão caiu ainda na fase de classificação, ficando de fora dos quatro melhores pela primeira vez, desde 2014.

Na Copa do Nordeste, o time marujo foi eliminado ainda na fase de grupos, com uma rodada de antecedência. Algo que não acontecia desde a temporada 2020. O único alento vem sendo a Copa do Brasil, onde o CSA conseguiu alcançar a terceira fase. Porém, no ano que vem, não disputará a competição nacional e ficará sem a premiação milionária.

Apesar dos pesares, os programas de sócio torcedor do Azulão seguem como um forte ativo para as finanças. Hoje, o plano mais barato que pode ser encontrado no site do time é no valor de R$ 10,00 mensais.

GAZETAWEB \ Guilherme Magalhães

FOTO: Ailton Cruz