Nesta terça-feira (11), às 20 horas, Internacional e CSA iniciam a disputa por uma das 16 vagas nas oitavas de final da Copa do Brasil. A bola vai rolar no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em confronto válido pela 3ª fase. Os dois clubes tiveram uma eliminação precoce em seus respectivos estaduais. Por isso veem o Nacional como uma válvula de escape neste início de temporada.

Nesta fase da Copa do Brasil entram 12 clubes, os participantes da Libertadores, o campeão do Nordeste, o campeão da Copa Verde e o campeão da Série B 2022. Assim, as equipes jogam em ida e volta, sem a vantagem do gol fora, tampouco de resultados iguais. Quem avançar, fatura R$ 3,3 milhões em premiação.
Cenário

O CSA não disputa uma partida oficial desde 26 de março e, de lá para cá, só tem acumulado treino atrás de treino, além de uma reformulação forte dentro do elenco. Apesar de toda a crise na temporada, a Copa do Brasil vem servindo como um alento para a torcida, já que nas duas primeiras fases o Azulão passou por Tuna Luso e Brusque.

Último jogo do CSA foi no final de março, no empate por 1 a 1 com o ASA – Foto: Ailton Cruz

Já o Internacional chega para fazer sua estreia na edição deste ano. Como está na Libertadores, o Colorado ganhou o benefício de já ter uma vaga direta na 3ª fase. Mesmo assim, a temporada gaúcha vem passando por oscilações. No Campeonato Gaúcho, o Inter ficou de fora da final, após cair para o Caxias nas semifinais. Na Libertadores, estreou mal, empatando, por 1 a 1, com o Independiente Medellín.
CSA

Há uma dúvida imensa sobre qual CSA entrará em campo neste meio de semana. Do time titular que entrou em campo na última partida oficial, alguns foram dispensados, especialmente a dupla de zaga titular, que era formada por Douglas e Xandão. Assim, o time que vai jogar será um pouco diferente do que a torcida estava acostumada.

A zaga titular deve ser formada por Rafael Forster e Ednei. Ambos estavam passando um tempo no DM, mas o tempo hábil foi suficiente para a recuperação. Além disso, outros jogadores também deixaram o Departamento Médico, como Robinho e Paulo César. Mesmo assim, há aqueles que seguem lesionados e não viajaram para o confronto: Tito, Éverton Silva, Ruan e Guilherme Rend.

Zagueiro Rafael Forster pode ganhar chance entre os titulares – Foto: Morgana Oliveira

Outro que tem dúvidas se poderá atuar é o recém-contratado Arnaldo, que viajou com a delegação, mas provavelmente começará o confronto no banco de reservas. Por isso, a lateral direita deve ficar entre Cedric e Celsinho.

Em meio às diversas dúvidas, dá para se ter uma ideia da equipe maruja que vai atuar. O provável CSA é: Dalberson; Cedric (Celsinho), Rafael Forster, Ednei e Rhuan (Anderson Pará); Bruno Matias, Yago (Willian Oliveira), Geovane e Tomas Bastos; Robinho (Iago) e Gabriel Taliari.
INTERNACIONAL

A Copa do Brasil costuma ser bem valorizada pelos times gaúchos. E, sem dúvidas, o Inter visa à conquista do torneio e deve enfrentar o CSA com força máxima. Após a semana livre para treinar, o Colorado tem alguns retornos importantes para o técnico Mano Menezes, além de novas peças.

O recém-contratado Gustavo Campanharo já trabalhou com seus novos companheiros e está disponível para estrear. Contudo, é provável que inicie no banco de reservas. Já Gabriel Mercado fez um trabalho mais leve durante o final de semana e sua condição é duvidosa. Fato é que, na lateral esquerda, Renê deverá ser titular, após um bom tempo parado.

Inter empatou com o Independiente Medellín na semana passada – Foto: Ricardo Duarte/SC Internacional

Entre os desfalques está o lateral direito Bustos, que ficará de fora por pouco mais de um mês. Assim, é provável que o jovem Igor Gomes faça o corredor. Nas outras posições, dificilmente deve haver algum tipo de modificação.

Mano Menezes ainda possui dúvida no ataque: Luiz Adriano ou Pedro Henrique. No mais, a provável escalação do Internacional é: Keiller; Igor Gomes, Vitão, Mercado e Renê; Johnny, Carlos de Pena, Mauricio, Alan Patrick e Wanderson; Luiz Adriano (Pedro Henrique).
Arbitragem

Quem apitará o confronto no Beira-Rio será Yuri Elino Ferreira da Cruz (CBF/RJ). Seus assistentes também virão do Rio de Janeiro, com Luiz Claudio Regazone (CBF/RJ) e Michael Correia (CBF/RJ). O quarto árbitro será Jonathan Benkenstein Pinheiro (CBF/RS).

Uma boa novidade nesta fase da Copa do Brasil é a presença do árbitro de vídeo. Para Inter x CSA, quem comanda o VAR é Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Ffia/RN), enquanto Frederico Soares Vilarinho (CBF/MG) será o assistente de vídeo número 1, enquanto Charly Wendy Straub Deretti (Fifa/SC) será o assistente 2.

CSA Internacional Copa do Brasil 2023

GAZETAWEB \ Guilherme Magalhães

FOTO: Felipe Nyland/Gazeta de Alagoas