Um estudo realizado pela Stanford Medicine, nos Estados Unidos, demonstrou como uma bactéria pode ser utilizada no tratamento do câncer. A bactéria em questão é a Staphylococcus epidermidis, que foi modificada em laboratório para tratar tumores de pele mais agressivos.

A pesquisa foi conduzida em animais, e o próximo passo será testar em adultos. A bactéria foi obtida a partir da pele de pequenos ratos, e a modificação permitiu que ela produzisse uma proteína capaz de estimular o sistema imunológico contra tumores específicos.

“Quase parecia mágica. Os animais tinham tumores muito agressivos. Simplesmente aplicamos a bactéria com um cotonete na pele e nas cabeças. Ver os tumores desaparecerem, especialmente em locais distantes da aplicação da bactéria, foi surpreendente”, afirmou Michael Fischbach, um dos responsáveis pelo estudo.

Porém, os pesquisadores ainda não sabem como os seres humanos poderão responder a esse tratamento. Embora a pele humana também possua essa bactéria, pode ser necessário realizar outras modificações para obter uma resposta imunológica similar.

Além disso, ainda é necessário compreender como tumores internos podem ser tratados dessa forma.

Por Notícias ao Minuto Brasil

FOTO: © Shuttterstock \ Lifestyle Câncer