Uma pesquisa realizada pela organização Target Ovarian Cancer, no Reino Unido, apurou que pelo menos dois terços das mulheres não estão a par dos principais sintomas de câncer do ovário, como inchaço, dor de barriga, sensação constante de estar cheio (enfartamento) ou idas frequentes ao banheiro.

A instituição, reporta o jornal The Sun, alerta ainda que os médicos não estão encaminhando as pacientes suficientemente cedo porque os sintomas são demasiado vagos ou semelhantes a problemas estomacais.

Segundo Annwen Jones, diretor da Target Ovarian Cancer: “conhecer os sintomas é crucial”.

“Temos que fazer campanhas em massa, apoiadas pelo governo, que divulguem os sinais de alarme deste tumor”, disse.

“Se fizermos isso, menos pessoas serão diagnosticadas tardiamente, menos precisarão de tratamento invasivo e, em última análise, menos morrerão desnecessariamente de câncer do ovário”.

Uma pesquisa com mil mulheres descobriu que apenas uma em cada cinco (21%) sabia que inchaço era um possível sinal do tumor.

Dois terços (68%) ignorava que a sensação de dor no abdômen é um sintoma.

Outras 97% desconheciam que se sentir sempre cheio era um potencial indicador.

E 99% não pensaria que a necessidade de urinar muito mais vezes poderia ser um sintoma deste tipo de câncer.

A pesquisa também determinou que um número crescente de mulheres – 40% em comparação com 31% em 2016 – erroneamente acredita que os testes de esfregaço cervical diagnosticam a doença, sendo que estes detectam somente o possível desenvolvimento de câncer cervical.

Por Notícias ao Minuto Brasil

FOTO: © iStock \ Lifestyle Cancro