Nos últimos cinco anos, 180 mil crianças e adolescentes sofreram violência sexual no país. O Brasil ocupa infelizmente uma posição não agradável diante do mundo, 2º lugar no ranking em abuso e à exploração sexual de vulneráveis, perde apenas para a Tailândia. Até maio de 2022, havia sido registrado 4.486 denúncias, e esse número é sempre maior, devido aos casos não notificados (fonte: Unicef e Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

Despertar, informar e alertar aos pais e responsáveis das crianças e adolescentes amparadas pelos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos da Legião da Boa Vontade (LBV) é um compromisso da Instituição na garantia dos direitos e proteção das crianças e adolescentes, cumprindo o art. 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que assegura “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

Na última quinta-feira, 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e à exploração sexual de vulneráveis, aconteceu o Encontro de Famílias na LBV, uma reunião mensal com os pais e responsáveis dos atendidos pelo serviço Criança: Futuro no Presente!, ao qual promove a sensibilização junto às famílias na proteção e garantia de direitos de seus filhos. A atividade reflexiva, contou com a parceria da 28ª Vara da Infância e Juventude da Capital Alagoana, a qual promoveu uma roda de diálogo com os tutores dos pequenos da LBV para aprofundar sobre o papel e a responsabilidade de cada um, quanto à prevenção ao abuso e à exploração sexual de suas crianças e adolescentes.

Assistente Social, Adriana Yoshikawa que integra a Equipe da 28ª Vara da Infância e Juventude, abordou a importância do olhar e proteção como dever da família, estado e sociedade. Apresentou aos presentes a rede de proteção e canais de denúncias, sensibilizando as famílias e as mobilizando para o fortalecimento da rede. A psicóloga da LBV, Fernanda Costa dos Santos, assegura a importância de trabalhar as informações de proteção com as crianças e adolescentes os alertando o quanto eles devem se proteger e compartilhar com seus familiares sobre o assunto. “A presença dos pais e responsáveis na vida dos seus filhos é essencial para que eles tenham esse cuidado de proteção dos pequenos, para que não haja a violação dos direitos”, afirma.

Há 73 anos no amparo de crianças e adolescentes, a Legião da Boa Vontade – LBV, em seus serviços, promove a garantia dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, considerando suas histórias de vida e singularidades, por meio de atividades que despertem competências e habilidades, fortalecendo a rede de proteção e os vínculos familiares e comunitários.

Para doar, e apoiar no amparo das crianças e suas famílias basta acessar o site www.lbv.org.br ou via chave de e-mail do PIX: pix@lbv.org.br. Essa e outras atividades empreendidas pela Legião da Boa Vontade podem ser conferidas nas redes sociais no perfil @LBVBrasil no Instagram e no Facebook.

GAZETAWEB \ Matheus Bomfim*

*Com Assessoria