Nas últimas 24 horas, choveu 73% do esperado para todo o mês de maio, em Maceió, conforme apontou a Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh). Em toda a cidade, mais de 50 ocorrências relacionadas ao temporal.

Segundo a Defesa Civil da capital, o bairro que mais sentiu os reflexos das chuvas foi Ipioca.

A previsão, inclusive, é de mais chuvas para esta segunda-feira (22), com o tempo se estabilizando, apenas, a partir de quarta-feira (24).

Nesse período chuvoso, que teve início na última quinta-feira (18), o bairro do Jacintinho foi o que registrou o maior número de ocorrências na capital. Em toda Maceió, o órgão atendeu a 50 ocorrências.
Relacionadas:
ESTRAGOS DA CHUVA
Casa em construção em grota desaba devido às chuvas em Maceió

“Tivemos um número considerável de quedas de árvores, cerca de 8 ocorrências. Também tivemos deslizamentos, muitos chamados de pessoas com dúvidas na infraestrutura em sua residência em áreas de riscos e mais de 20 famílias desalojadas”, disse Aberlado Nobre, coordenador da Defesa Civil.

Ainda segundo Aberlado, em três dias, choveu 216 mm em Maceió. Equipes do órgão estão nas ruas para o trabalho de monitoramento e suporte à população.

“Devido às fortes chuvas, o solo fica saturado e vários pontos alagam na capital. Além disso, estamos monitorando a bacia do Rio Mundaú, para entender a possibilidade de um possível transbordamento. Há também o risco de deslizamento em massa, por isso, a defesa foca as atenções nas grotas, avisando às pessoas que, caso apareçam rachaduras em suas casas, procurem um local seguro e acionem o 199”, disse Aberlado.

Nesta manhã, alguns pontos da capital amanheceram alagados devido ao acumulo de água das últimas 24h, como foi o caso da Levada. Quem transita na localidade teve dificuldades devido à quantidade de água. Um córrego situado na região transbordou, causando transtornos aos moradores.

GAZETAWEB \ Greyce Bernardino

FOTO: Cortesia