Executado pelo Governo de Alagoas através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics/AL), o programa Alagoas Feita à Mão, vem estimulando a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico da cadeia produtiva artesanal no estado, além de impulsionar a cultura popular. Atualmente, a ação atende mais de 17 mil artesãos, sendo 14.098 mulheres.

A artesã e integrante do programa, Edileuza Teixeira, é uma das beneficiadas da ação. Ela faz parte do grupo Amor Caseado, que possui 18 anos de existência e está situado em Boca da Mata, na Zona da Mata de Alagoas.

Ao Eufêmea, ela conta que no seu grupo há, atualmente, cerca de 62 famílias que são impactadas pelo programa. “O Alagoas Feita à Mão vem transformando a nossa vida em participação de eventos, feiras e vendas pela internet. Além da loja, que funciona no shopping”.

Edileuza faz parte da iniciativa desde 2015. “Soube da existência do programa através do Programa Do Artesanato Brasileiro (PAB)”. A Amor Caseado produz uma técnica de bainha aberta agregando o patchwork feito à mão.

Conheça mais sobre o programa:

Atualmente a Galeria do Programa está ocupando um novo espaço no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas.

Além do espaço físico, o programa conta com a Galeria Online Alagoas Feita à Mão, que reúne a produção de diversos artistas locais, facilitando o processo de aquisição e compra dos produtos, além de contribuir para a geração de renda no segmento.

É possível acessar o site através do endereço: www.alagoasfeitaamao.com.br.Com mais de 500 produtos anunciados, o site reflete a riqueza e diversidade de tipologias de Alagoas, indo desde o bordado filé às esculturas de barro, passando pelo cipó, cerâmica e madeira.
Benefícios

Entre os benefícios garantidos pelo programa estão: Isenção da cobrança do ICMS na emissão de notas fiscais avulsas; contribuição para o INSS com valor diferenciado de autônomo; além da visita de censo e curadoria para mapeamento; e o recebimento da placa da fachada do ateliê com identificação ‘Aqui tem Alagoas Feita à Mão’.
Carteira Nacional do Artesão

Habitualmente, a emissão da Carteira do Artesão é feita por meio de mutirões de cadastro nos municípios, que colaboram para a regularização e desenvolvimento da atividade, além de permitir que novos profissionais sejam descobertos e possam adquirir a primeira via de sua carteira. Para obter o documento, o artesão deve levar a sua produção, um comprovante de residência e documento com foto.
Como participar do programa

O cadastro pode ser realizado de forma online onde o artesão irá realizar um pré-cadastro, no site www.artesanatobrasileiro.gov.br/acesso, ou presencialmente por meio de agendamento pelo número (82) 98705-7998, via WhatsApp. O atendimento é na Gerência de Design e Artesanato, da Sedics.

CADA MINUTO

Foto: Ascom Sedics