Cerca de 400 mil pessoas devem passar pela 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2023, marcada para acontecer entre os dias 11 e 20 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá, em Maceió. A programação é variada, inclusiva e com expectativa de movimentar R$ 5 milhões em vendas no período. A entrada será gratuita.

O evento contará, segundo informou a coordenadora geral, professora Sheila Maluf, em entrevista na manhã desta quarta-feira (28), no Jornal da MIX, na Rádio MIX 98,3 FM Maceió, com um envolvente festival de cores, música, personagens da literatura e muitas atrações para entretenimento.
PUBLICIDADE

Já foram confirmados nomes de destaque na literatura contemporânea na programação, como Ailton Krenak, Itamar Vieira Junior, Jessier Quirino, Paula Pimenta e Renan Inquérito.

No cronograma, consta feira de livros com livreiros locais e nacionais, lançamentos de títulos, oficinas, palestras, rodas de conversa, contação de histórias, bate-papos com autores e convidados, espetáculos de música, dança, teatro, espaços de convivência e alimentação regional.

O tema da Bienal de Alagoas 2023 é ‘Defender a vida, proteger o planeta e humanizar a sociedade’. O patrono é o cineasta alagoano Cacá Diegues. Membro da Academia Brasileira de Letras, Diegues dirigiu obras como “Xica da Silva” e “Quando o Carnaval Chegar”. Aos 82 anos, o cineasta está envolto às gravações de seu 20º filme intitulado Deus Ainda É Brasileiro, um spin-off do sucesso Deus É Brasileiro (2003).

Neste ano, o evento vai homenagear o alagoano Jorge de Lima, que completaria 130 anos em 2023. Nascido em União dos Palmares e formado em Medicina, Jorge de Lima deixou uma importante contribuição tanto para o campo das artes, quanto para a área da saúde. A Argentina foi o país escolhido para ser congratulado.

Conforme a professora Sheila Maluf, a Bienal terá mais de 80 mesas com convidados. No site oficial do evento (https://bienaldealagoas.com.br/), constam a programação completa e informações adicionais para agendamento de caravanas para visitação de escolas. Tudo será controlado devido ao espaço no estacionamento do Centro de Convenções. A estimativa é de que 50 mil crianças passem pelo espaço.

“Será uma grande festa do livro, com a presença de artistas locais e nacionais, editoras importantes também. A programação é muito envolvente e inclusiva, com tradução em libras e com mecanismos para leitura para quem tem deficiência visual. Estamos fazendo alguns ajustes e, até a semana que vem, todo o cronograma estará fechado”, destacou a coordenadora.

Ela acrescenta que, neste ano, o evento fará homenagem a 24 personalidades alagoanas que se destacaram na literatura e deixaram um vasto legado para a cultura brasileira. Estes ícones estarão representados logo na entrada do espaço.

A coordenadora anunciou que a Prefeitura de Maceió vai oferecer vale-livro para os servidores, o que deve impulsionar as vendas durante a Bienal. Uma média de 700 empregos diretos e indiretos gira em torno do evento, patrocinado pelo Governo de Alagoas, em parceria com o sistema S e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

GAZETAWEB \ Thiago Gomes

Rádio MIX