A Diretoria de Fiscalização da Administração Financeira e Orçamentária Municipal (DFAFOM) do Tribunal de Contas de Alagoas, representada pleo diretor Leonel Assunção, participou do 2° Laboratório de Boas Práticas dos Tribunais de Contas, que foi realizado na cidade de Cuiabá/MT, apresentando o projeto Sede de Aprender: água potável nas escolas.
O projeto, desenvolvido pela DFAFOM, através de Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) e o Instituto de Meio Ambiente (IMA), possibilitou a visita em escolas de mais de 30 municípios do estado. Já no primeiro levantamento do censo escolar, realizado em agosto de 2022, em apenas 7 meses de trabalho, podemos observar uma melhoria nas escolas de mais de 40% devido a essa ação em conjunto entre os Órgãos.
O projeto foi escolhido como uma boa prática no Marco de Medição do Desempenho (MMD-TC) de 2022. A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON) e o Instituto Rui Barbosa (IRB) abraçaram esta ideia que surgiu em Alagoas e está sendo implantada em mais de 15 Tribunais de Contas no país. “Para mim é uma grande satisfação saber que um projeto desenvolvido aqui em Alagoas, no nordeste, está servindo de exemplo para o Brasil”, destaca Leonel.
TCE \ ASCOM