Para este final de semana, há alertas vigentes de possibilidade de chuvas que podem gerar acumulados significativos a partir de hoje (7), podendo se estender até domingo (9), em Maceió. A população que reside em áreas suscetíveis a desastres como deslizamentos de massa e alagamentos deve redobrar a atenção.

A Defesa Civil Municipal monitora ininterruptamente as condições climáticas com a finalidade de mitigar riscos, principalmente para a população que reside em áreas de maior vulnerabilidade. Quando há possibilidades de chuvas mais intensas, o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (CIMADEC) emite as mensagens de texto para a população cadastrada na plataforma de alertas.
PUBLICIDADE

“O CIMADEC segue em constante monitoramento e, à medida que a previsão se confirme, os devidos alertas serão enviados à população”, enfatiza Hugo Carvalho, meteorologista da Defesa Civil de Maceió.

Os maceioenses devem seguir as orientações da Defesa Civil para minimizar os riscos e danos que possam ser causados pelas chuvas. O coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, explica que “a preocupação maior é, principalmente, com as áreas de encostas e com as residências margeadas por rios, riachos e canais, pois são mais vulneráveis.”

A conscientização da população, sobretudo nos dias muito chuvosos, é essencial para a garantia da segurança da população.

Somente nos seis primeiros dias de julho, já choveu 28,1% do esperado para todo o mês, que é um acumulado de 270 mm. A previsão para os próximos dias indica tempo nublado com possibilidade de chuva isolada durante o dia.

Alertas vigentes

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) emitiu, nessa quinta-feira (6), alerta moderado para risco hidrológico, com possibilidade de alagamento para pequenos riachos e córregos mais suscetíveis. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu aviso para perigo potencial de acumulado de chuva.

Como acionar a Defesa Civil de Maceió

Em casos de riscos, a população deve ligar para o número 199 ou 156, descrevendo o cenário. Uma equipe irá até o local.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.

GAZETAWEB \ Jobison Barros*

FOTO: Assessoria