Na temporada de frio, é comum se deparar com uma sinfonia de tosses, resultante de gripes, resfriados e outras condições respiratórias. Nariz entupido e dores de cabeça, no corpo e na garganta são apenas alguns dos sintomas desses quadros. Embora, por vezes, a vontade de comer desapareça, a alimentação é de suma importância para ajudar o corpo a manter as forças e lutar contra os agentes invasores no organismo.

Em entrevista ao portal estadunidense de saúde e bem-estar Shape, a consultora de nutrição Monica Auslander Moreno enfatizou sobre o resfriado e a gripe serem causados por vírus. Assim, alimentos com propriedades antivirais podem contribuir com a recuperação, em especial, os ricos em nutrientes.

Médica de saúde integrativa, Melinda Ring instrui os indivíduos gripados e resfriados a optarem por frutas e vegetais. Afinal, durante e um pouco após o período da infecção viral, o corpo enfrenta uma escassez temporária de ferro, zinco, cobre, proteínas e de vitaminas. Quem deseja melhorar o quanto antes deve consumir alimentos certos.

“Deficiências nutricionais tornam mais difícil para o corpo combater uma infecção e aumentam o risco de complicações como pneumonia”, expressou Ring. Quando estiver gripado ou resfriado, a nutricionista Kristin Gustashaw orienta eliminar das refeições álcool, cafeína e alimentos gordurosos e ricos em fibras.

Fica o conselho da nutricionista: “Manter-se adequadamente hidratado ajuda a eliminar as toxinas do corpo.”

A seguir, confira uma lista de alimentos capazes de te ajudar a sobreviver e se fortificar para sarar das condições respiratórias!

Canja de galinha

Acionada em casos de gripes e resfriados, a canja de galinha oferece ao organismo os nutrientes necessários para combater as infecções virais, além de auxiliar a reduzir a inflamação que desencadeia os sintomas. Kristin Gustashaw recomenda a sopa por trazer na composição sódio, potássio e outras substâncias responsáveis por turbinar a imunidade.

Chamado pela nutricionista como “a estrela principal do show”, o frango soma proteína e zinco, enquanto os legumes integram vitaminas. Mais uma vantagem de comer canja de galinha quando estiver com condições respiratórias decorre dos líquidos quentes serem calmantes para a garganta e aliviarem a congestão nasal.

Frutas cítricas

É de praxe indicar o consumo de frutas cítricas, a exemplo de laranja, limão e mexerica, para quem está gripado. Ao comer esses alimentos, sem dúvidas, você irá ingerir boas doses de vitamina C, antioxidante que fortalecer o sistema imunológico. Outras opções potentes são abóbora, mamão, tomate, brócolis, couve, batata-doce e pimentão vermelho.

Alho e cebola

Boas fontes de vitamina C, o alho, a cebola e a cebolinha dispõem de propriedades antivirais e eficazes para melhorar a barreira intestinal. “Há muito tempo são reverenciados pela capacidade de ajudar as células ‘assassinas’ naturais a eliminar invasores do corpo”, declarou a consultora de nutrição Monica Auslander Moreno.

Entre os três alimentos, a expert deu evidência para o alho devido apresentar alicina. O principal ativo da planta reúne ativos antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e antiparasitárias, além de ser um antiviral.

Chá de gengibre

Segundo as experts, o gengibre ocupa uma das primeiras posições da lista de alimentos indicados para resfriados e gripes. Isso se deve à raiz ter uma substância química chamada sesquiterpenos. O ativo contribui com o alívio da tosse. Outro princípio poderoso da planta é o gingerol, composto anti-inflamatório para combater infecções.

Mel

Um superalimento, o mel atingiu esse patamar por curar desde cortes até queimaduras. Aplique-o no ferimento para acelerar a cicatrização e prevenir a região contra contaminações, sugeriu a nutricionista Kristin Gustashaw. Em relação às condições respiratórias, ela ressaltou os benefícios da substância para a garganta.

GAZETAWEB \ Metrópoles

FOTO: GOOGLE