Além de ingrediente em variadas receitas, o vinagre de maçã passou a ser cada vez mais utilizado como remédio natural para tratar algumas doenças, como intoxicação alimentar e diarreia. Alguns o consomem até para emagrecer. No entanto, pesquisadores advertem que, dependendo da forma de consumo, ele pode trazer problemas para a saúde.

O vinagre de maçã possui uma série de benefícios para a saúde. Ele contribui para o emagrecimento, conta com ação antioxidante, protege o fígado, previne o diabetes, câimbras, tem ação diurética e melhora as articulações e a digestão.

Produção

A fruta sofre um processo de fermentação por leveduras benéficas e por bactérias chamadas acetobacter. Os açúcares naturais são transformados em álcool e depois ele é convertido em ácido acético. A concentração usual no vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95 % de água, além de alguns minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis, que ajudam a proporcionar um sabor diferenciado e seus inúmeros benefícios.

Benefícios

O vinagre de maçã ajuda na perda de peso porque reduz os picos de insulina e os níveis de glicose no sangue, e devido ao ácido acético que é um bloqueador da absorção de amido e açúcar. Deve-se consumir uma ou duas colheres de sopa de vinagre de maçã diluídas em um copo de água, antes do almoço e do jantar.

Outra vantagem é a propriedade desinfetante e anti-inflamato?ria, que pode ser útil na cura de feridas e u?lceras, e por isso pode ser indicado para purificar a pele em caso de acne. O vinagre de maçã ainda tem caracteri?sticas antioxidantes, que retardam o envelhecimento.

O outro lado

O uso de vinagre pode ser perigoso, em alguns casos, porque a concentração do ácido varia entre os fabricantes e até dentro de uma mesma marca, pois depende do tempo de fermentação e qualidade das frutas utilizadas para a fabricação do produto. Assim, é sempre recomendável utilizar o vinagre de maçã para tratar ou prevenir problemas de saúde, especialmente de pele, de acordo com a orientação médica.

Estadão
FOTO GOOGLE