Cemitério vertical e crematório são alternativas

A vereadora Silvania Barbosa (MDB) usou a tribuna na manhã desta terça-feira para cobrar uma solução para a superlotação dos cemitérios públicos na capital alagoana. A parlamentar sugeriu a criação de cemitérios verticais ou crematórios como solução para o problema, que é antigo e se agravou durante a pandemia do Covid-19.

Durante sua fala, a vereadora relatou que é procurada constantemente, principalmente nos finais de semana, por pessoas precisando de vagas para enterrar seus entes queridos. Silvania Barbosa lembrou que no cemitério São José já foram abertas valas nos corredores de passagem, entre as covas tradicionais, em decorrência da alta demanda.

A situação se agravou ainda mais desde que o cemitério de Bebedouro foi fechado, depois do afundamento de solo apresentado naquela região, após extração desenfreada do sal-gema.

Aparteada por outros vereadores, o tema trazido pela vereadora à Casa Legislativa resultou em outras denúncias envolvendo a situação dos cemitérios públicos de Maceió. 

Silvania apelou para que o prefeito de Maceió, JHC, vá aos cemitérios públicos e veja de perto a situação dos terrenos. 
Ainda em 2021, Silvania havia sugerido à Prefeitura de Maceió a entrar em contato com o governo do estado para que parte do terreno onde funciona a Academia da Polícia Militar de Alagoas, que fica nos fundos do Cemitério São José, seja cedido, com o intuito de abrigar novas covas e um ossário.

POR: ASSESSORIA/AMANDA
FOTO: ASSESSORIA