O processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) exige tempo e dinheiro. Para auxiliar o candidato a não cair em golpes e acabar contratando um Centro de Formação de Condutor (CFC) irregular, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) disponibiliza uma lista com todos os estabelecimentos credenciados e ativos na capital e no interior do estado.

Em Alagoas, atualmente, existem 147 CFCs credenciados junto ao Detran, distribuídos em 47 municípios. No site do órgão estadual, os usuários podem ver diversas informações, como o número de instrutores e de veículos disponíveis em cada centro de formação.

O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, explicou que, para funcionar, os CFCs precisam estar credenciados, e passam por um rígido controle para garantir a qualidade da formação.“A qualidade da formação do condutor é o primeiro passo para conseguirmos reduzir o número de sinistros, trazer mais segurança, responsabilidade e respeito às leis de trânsito. Por isso a gente orienta que as pessoas, antes de tirarem a CNH ou classificar para uma nova categoria, acessem o site do Detran e confram, tanto a lista de CFCs credenciadas, como o ranking que disponibilizamos on-line. E todos os centros de formação passam por um rígido controle e são submetidos a fiscalizações periodicamente”, afirmou.

No site, além de conferir os CFCs autorizados a funcionar, também é possível checar o ranking de CFCs, que é uma lista com o percentual de aprovação e reprovação nos exames teóricos e práticos dos candidatos que estão em busca da primeira CNH. De acordo com Shirlene Jatobá, da chefia de Fiscalização e Controle de Centros de Formação de Condutores, os critérios para o credenciamento e para o ranking constam na resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

“Se o CFC não cumprir com as determinações, ele aparecerá na lista como ‘suspenso’ no site do Detran. Então, primeiramente, o aluno precisa verificar no site se o Centro de Formação de Condutor está ativo. Recomendamos que os alunos escolham aqueles que estão ativos, porque os que estão assinalados como ‘suspenso’ não serão autorizados pelo sistema do órgão”, ressaltou.

Os alunos que encontrarem irregularidades ou se sentirem prejudicados pela conduta adotada em algum CFC podem fazer uma denúncia ao Detran pela ouvidoria, no site do departamento, ou pelo call-center, no número (82) 3512-4140, das 7h às 18h, de segunda a sexta.

TNH1.COM

Foto: Leandro Santos / Ascom Detran