width=

Dando continuidade a fiscalização, a Comissão de Defesa e Preservação do Meio Ambiente nos Procedimentos de Auditoria no âmbito do Tribunal de Contas visitou, na última sexta-feira (25), as instalações da Central de Tratamento de Resíduos Metropolitana (CTR), da empresa Ambiental Alagoas, localizada em Pilar.

No início da visita foi realizada uma apresentação da empresa, que recebe, na unidade Pilar, resíduos de 43 municípios alagoanos e empresas privadas. “Além do tratamento dos resíduos classes II A e II B, realizamos a eliminação de resíduos de saúde, o tratamento de chorume por osmose reversa e também reaproveitamento de material da construção civil. A grande novidade é que agora vamos realizar a reciclagem de pneus”, explica o gerente operacional, Felipe Lacet.

Representando o TCE, estavam presentes: o conselheiro Rodrigo Siqueira, o diretor e diretor adjunto de Engenharia, Daniel Pereira e José Rubens. Também participaram do momento: o procurador da República, Lucas Horta e os promotores de Justiça, Fernanda Moreira e Alberto Fonseca.

A visita finalizou a agenda semanal voltada para a comissão do meio ambiente, presidida pelo conselheiro Otávio Lessa, que busca atuar em ações do Poder Público relacionada a fiscalização de licenciamento e de preservação ambiental. “O Tribunal de Contas vem engajado com essas pautas ambientais, que são importantes para a gente conhecer essas boas práticas e também os problemas que existem no nosso estado”, explica o conselheiro Rodrigo Siqueira.

Além da Central de Tratamento, o local também dispõe de horta e animais, e investe em uma politica de educação ambiental para crianças. “Estamos procurando difundir a prática, recebendo essas visitas, para que a população tenha ciência do que e feito aqui. Não é só a eliminação do resíduo, aqui também reaproveitamos de várias formas, destaca o diretor operacional, Marnes Gomes.

Veja AQUI o álbum virtual.

TCE \ ASCOM