Neste sábado, 16 de setembro de 2023, Alagoas comemorara 206 anos de Emancipação Política. Isso porque em 1817, a comarca que hoje é o Estado de Alagoas, foi elevada à condição de capitania, após séculos de invasões e conflitos políticos.
No início do século XVI, pouco depois do descobrimento do Brasil, a região que hoje se encontra o estado de Alagoas foi invadida por franceses. Isso até 1532, quando portugueses sob o comando de Duarte Coelho, donatário da capitania de Pernambuco, retirou o domínio francês.
Organizando expedições na região, Duarte Coelho fundou alguns vilarejos, como o de Penedo. Ele foi ainda o grande responsável pelo incentivo ao plantio de cana-de-açúcar e a formação de engenhos.
Em 1630, quando os holandeses invadiram Pernambuco, Alagoas foi ocupada até 1645, quando os portugueses reconquistaram o controle. E em 1706, Alagoas foi elevada à condição de comarca e torna-se um distrito judiciário em 1711.
Menos de duas décadas depois, em 1730, alcança cerca de 50 engenhos e 10 freguesias em seu território. Pujante economicamente, se emancipou politicamente de Pernambuco, em 1817, sendo elevada à condição de capitania – totalmente independente. Com um decreto assinado pelo Rei de Portugal, Dom João VI.
Importante para a Corte Portuguesa do ponto de vista econômico, Alagoas possuía a cultura da cana de açúcar, latifúndios e fazia divisa estrategicamente com a Bahia e Pernambuco – este, local do movimento republicano, que assumiu o poder em Pernambuco, traindo a coroa.
Não foram anos fáceis e esse período de emancipação política foi marcado por vários levantes contra os portugueses em Alagoas. Até que a primeira Constituição do Estado foi assinada em 11 de junho de 1891, em meio a graves agitações políticas que assinalaram o início da vida republicana.
Os dois primeiros presidentes da República do Brasil, Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, foram alagoanos. e receberam homenagens ao terem seus nomes vinculados as cidades de, Marechal Deodoro, município da Grande Maceió, e Florianópolis, capital da Santa Catarina.
Alagoas também ficaria conhecida por ter sido lugar da maior revolta de escravos do país, no quilombo de Palmares, por volta de 1630. Sob a direção de Zumbi, Palmares chegou a ter população de 30 mil habitantes, distribuídos em várias aldeias, onde plantavam vários produtos da agricultura, além de conseguirem extrair um excedente que era comercializado com povoados vizinhos. O quilombo foi destruído em 1694.
Hoje, Alagoas ocupa uma área de 27.848,140 km². Possui 102 municípios, fazendo limites com Pernambuco, Sergipe, Bahia e Oceano Atlântico.
POR: É ASSIM
FOTO: ARQUIVO