O Sindilojas Arapiraca e a Associação do Centro Novo (ACENA) reuniu os empresários da Praça Bom Conselho, Praça Manoel André e Rua Aníbal Lima, para discutir junto com a construtora GNG Construções e Engenharia e a prefeitura, detalhes da obra de revitalização do Centro Novo, cuja ordem de serviço foi assinada na sexta-feira da semana passada pelo prefeito Luciano Barbosa.

Edson Santas, responsável pela GNG, explicou que a obra será iniciada nas extremidades da Praça Manoel André e na Praça Bom Conselho e está sendo organizada para minimizar o impacto no movimento e nas vendas das lojas.

De acordo com ele, na primeira etapa serão colocados tapumes nas áreas centrais da obra, onde serão construídos os quiosques, pergolados e áreas de convivência, mantendo uma distância de aproximadamente três metros da fachada das lojas. Já a instalação do novo piso na frente dos estabelecimentos está sendo planejada para ser executada no período noturno.

“Essa obra é muito importante e muito esperada por todos os empresários. Mesmo sabendo que não é possível ser executada sem que em algum momento cause transtorno, significa muito buscar meios para minimizar esses problemas, até porque a obra está começando justamente próximo ao final do ano, período em que os empresários esperam e trabalham para melhorar as vendas”, afirmou o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.

O presidente da ACENA, Cláudio Júnior, organizou a formação de uma comissão de empresários que irá acompanhar e fiscalizar o andamento da obra. “Além da notícia fantástica da obra do nosso Centro Novo, o prefeito Luciano Barbosa garantiu também a implantação da zona azul, que vai representar um aumento no nosso faturamento, porque hoje muitas pessoas reclamam de não conseguir estacionar”, ressaltou.

O secretário-executivo Vytor Ferro compareceu à reunião representando a prefeitura de Arapiraca. Mais uma vez ele garantiu que como os recursos para a obra, no valor de R$ 5 milhões, já estão nos cofres do município, a agilidade do andamento da obra depende exclusivamente da construtora. “Com o recurso em caixa, sempre que a empresa apresentar uma medição da obra, o pagamento está garantido, então passa a ser de interesse da construtora executar a obra o mais rápido possível”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião representantes das empresas Equatorial e Casal, devido a necessidade de ajustes na rede elétrica, que passará a ser subterrânea, e também para a instalação de hidrantes, com o objetivo de facilitar o atendimento de ocorrências de incêndios na região.

Revitalização

A obra consiste na revitalização dos passeios e escadarias, substituindo o piso de pedras portuguesas por piso cimentício, executados levando em conta a acessibilidade; além da reconstrução de três quiosques e banheiro público, passagem subterrânea para fiação de energia e internet, iluminação de led, modernização visual, e a construção de pergolados e áreas de convivência.

O projeto original previa também a revitalização do palco da Praça Bom Conselho, que foi demolido e que os empresários irão decidir se será reconstruído. Já o prefeito Luciano Barbosa garantiu também a revitalização da Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho.

Por Davi Salsa com assessoria \ TRIBUNA HOJE

Foto: Assessoria