O estádio Rei Pelé não será interditado. Nem irá cai. Quem garante é o superintendente Carlos Humberto Risco, que representa a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), no tocando às questões estruturais da maior praça esportiva de Alagoas. “Fui pego de surpresa com esse rumor que está em algumas mídias e nas redes sociais. Se trata do ofício da Seinfra (secretaria de Infraestrutura de Alagoas), sobre as escoras. Esses pontos já estão escorados e o estádio não será interditado. A obra vai acontecer sem nenhum prejuízo ao futebol. Isso é apenas um informativo que foi passado ao governo. Nosso estádio tem 53 anos e precisa sempre de uma atenção. A empresa que vai substituir as escoras temporárias já está contratada, os trâmites já foram feitos”, disse Humberto para reportagem da Tribuna Independente.

A CAUSA

O secretário de Infraestrutura de Alagoas, Rui Palmeira, enviou um ofício ao governador de Alagoas, Paulo Dantas, solicitando serviços de reforma estrutural no Estádio Rei Pelé. Esse documento informa risco na estrutura de sustentação do estádio. “Combinamos isso com o governador Paulo Dantas, para mostrar a importância para outras secretarias”, disse Palmeira ao TNH1.

Segundo o ofício, foi feita uma vistoria técnica que constatou infiltrações, armaduras expostas, fissuras e trincas, e o desplacamento do recobrimento do estádio. A secretaria esclarece que os pontos afetam, principalmente, as lajes de cobertura, os pilares externos de sustentação e as rampas de acesso do público da arquibancada reta. Os problemas influenciam a durabilidade e a suficiência estrutural do Trapichão, segundo o ofício.

“Se torna necessário esclarecermos isto para prezar pela cautela e segurança de todos os torcedores que lá se fazem presente diuturnamente”, diz o documento assinado por Rui Palmeira. Rui também confirmou que não há risco para o torcedor. “Não há risco hoje, porque o estado tomou a providência de fazer escoramentos. Mas eles são provisórios e precisamos urgentemente iniciar a obra na parte estrutural do Rei Pelé. Conversando com o governador Paulo Dantas, ele pediu para a gente oficializar isso, para os demais secretários tivessem a dimensão da urgência e da importância dessa reforma”.

Ainda na temporada 2023 o estádio Rei Pelé deve receber quatro jogos do CRB no Campeonato Brasileiro da Série B, e outros eventos que são da gestão da Selaj. “Hoje estamos com as escoras provisórias e o planejamento 2023/2024 é de finalizar essa obra definitiva e entregar mais uma ano do estádio com a melhora”, concluiu Humberto.

Por Tribuna Independente

Foto: Ascom Selaj