Buscando conscientizar, orientar e identificar casos de assédio em ambientes de trabalho, o Tribunal de Contas de Alagoas promoveu, nesta segunda-feira (30), uma palestra sobre assédio moral no serviço público. O evento foi realizado em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado dia 28 de outubro.

Participando da mesa de abertura, estavam presentes: o presidente e o vice-presidente, conselheiros Fernando Toledo e Otávio Lessa; o corregedor-geral, conselheiro Rodrigo Siqueira; o diretor técnico da Escola de Contas Públicas, Perroneo Tojal; o presidente da Associação dos Servidores (Astca), Harrison Vilela; a presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo (Audtce-Al), Patrícia Barros e a presidente do Sindicato dos Servidores (Sindicontas), Maria De Fátima Ramires.

Após discursos sobre a importância de tratar assuntos como este, o momento contou com a belíssima apresentação do Coral Contas e Cantos, regido pelo maestro Gustavo Lima, ao piano Esly Albuquerque e Tiago Nascimento no acordeon.

Com a palestra “Prevenção e Combate ao Assédio Moral no Setor Público”, o Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Alagoas, Dr. Sandro Augusto, abordou sobre a atuação da administração pública para promover o combate ao assédio. ‘Cada vez mais é necessário tratar dessa questão, estabelecer politicas relacionadas a prevenção e ao enfrentamento. Buscar alternativas como canais de denúncia, criação de comissões para trabalhar essa situação, acolhimento das vítimas e até a questão punitiva”, destacou o palestrante.

As instituições públicas devem adotar uma postura ativa na abordagem do assédio moral, questão não apenas impacta diretamente a saúde e a qualidade de vida dos servidores, mas também afeta a eficácia na entrega de um serviço público de excelência. “Estamos aqui para mostrar de forma clara e objetiva que o assédio, em suas várias formas, não será tolerado no Tribunal de Contas. Estamos atentos e vigilantes”, destaca o presidente do TCE/AL, Fernando Toledo.

O evento foi promovido pela parceria entre Corregedoria-Geral, Setor de Serviço Social, Escola de Contas Públicas, Diretoria de Recursos Humanos e do Setor Cerimonial, e em parceria com o Poder Judiciário de Alagoas.

TCE \ ASCOM