Só deu Brasil no topo do pódio da ginástica rítmica dos Jogos Pan-Americanos. Neste sábado, o conjunto brasileiro se tornou campeão da prova mista (três fitas e duas bolas) fechando uma grande campanha da seleção verde-amarela em Santiago, no Chile. Foi o oitavo ouro em oito provas: 100% de aproveitamento na modalidade. O Brasil ainda faturou quatro pratas e um bronze na ginástica rítmica, alcançando o máximo de 13 medalhas.

Bárbara Galvão, Gabriela Coradine, Giovanna Silva, Nicole Pircio e Victoria Borges confirmaram o favoritismo em Santiago neste sábado. O quinteto brasileiro, que havia liderado a classificatória com 29,050 pontos apesar de cometer pequenas falhas, praticamente cravou a série na final e conseguiu 31,800 pontos.

As brasileiras celebraram muito o notão. Ainda precisaram esperar as apresentações das principais rivais para comemorar o ouro, que veio depois das séries das mexicanas (28,200) e das americanas (26,250).

O Brasil chegou ao Pan já classificado para as Olimpíadas tanto no conjunto como no individual graças ao bom desempenho no Mundial de Valência. A seleção brasileira confirmou o status de maior potência do continente, venceu as três provas de conjunto e as cinco individuais – três com Bárbara Domingos e duas com Maria Eduarda Alexandre.

Por globoesporte/TRIBUNA HOJE
FOTO: globoesporte/GOOGLE