O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, conselheiro Fernando Toledo, participou, nesta quarta-feira (08), da composição da mesa de abertura do “IV Congresso Internacional de Direito”, comemorativo dos 50 anos do Centro Universitário Cesmac. O evento acontece no período de 08 a 10 de novembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Na cerimônia de abertura, mais de mil participantes foram agraciados com uma apresentação artística, seguida de uma breve homenagem aos 50 anos de contribuição do Cesmac para a educação e formação de profissionais de excelência. O ponto alto da noite solene foi a conferência proferida pelo Professor Miguel Angel Presno Linera, da Universidade de Oviedo, na Espanha. Com o tema “O Judiciário, a Sociedade da Informação e os Desafios da Digitalização”, o professor trouxe uma análise profunda e instigante sobre os desafios contemporâneos que envolvem essa temática.

A programação do Congresso conta com mais de 25 juristas brasileiros e estrangeiros, para debater temas relacionados à repercussão das novas tecnologias e da inovação no Direito, transformação digital, direitos fundamentais na perspectiva contemporânea, desafios atuais do Judiciário e outros correlatos.

Realizado em conjunto com “II Seminário Internacional Estado, Regulação e Transformação Digital”, o evento é resultado de uma parceria entre o Centro Universitário Cesmac, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a Faculdade de Direito de Vitória e o Centro Universitário Univel, contando ainda com o apoio e participação de inúmeros grupos de pesquisa e outras instituições afins.

“Os temas abordados são importantíssimos. Em poucas décadas saímos do sistema analógico para um sistema completamento digital, que avança hoje para a inteligência artificial. O Tribunal de Conta vem buscando se aperfeiçoar e implementar cada vez mais essas novas tecnologias”, destacou o presidente Fernando Toledo.

O Tribunal de Contas, além de grande apoiador e divulgador do Congresso, está participando com um stand de exposição do seu Memorial, mostrando detalhes da criação da corte de contas alagoana, por meio de fatos, eventos e personalidades que contribuíram pra o crescimento da entidade até os dias de hoje.

TCE \ ASCOM