A maioria das pessoas nem imagina, mas a rede elétrica é composta por uma tecnologia que vai muito além de postes e cabos espalhados pelas cidades. E, na busca contínua por soluções inovadoras, que tragam benefícios para a população dos municípios que fazem parte da sua área de concessão, a Equatorial Alagoas investiu, aproximadamente, R$ 16 milhões em um novo projeto que visa modernizar o gerenciamento de redes de distribuição.

Trata-se da aquisição da solução Advanced Distribution Management System (ADMS) ou Sistema Avançado de Gerenciamento de Distribuição. A solução consiste em uma plataforma integrada que agrega softwares capazes de fazer o controle da rede em tempo real e com precisão total, possibilitando manobras mais eficientes, rápidas e seguras em linhas, subestações e equipamentos de rede instalados do litoral ao sertão do estado.

Mais automatismo e melhor eficiência operacional

O gerente de projetos estratégicos do Grupo Equatorial, Marcel Martinelli, explica que a iniciativa de implantação da solução ADMS visa atender, de forma gradativa, para seis das sete distribuidoras onde o Grupo atua, somando mais de R$ 100 milhões de investimentos. O estado de Alagoas é o primeiro a receber o novo modelo de gerenciamento, que também visa garantir mais eficiência na tomada de decisões dos técnicos que operam as redes. A previsão é que o novo sistema esteja em funcionamento, entre os meses de abril e maio de 2024.

“Essa tecnologia prevê funcionalidades, como a coleta em tempo real de informações dos dispositivos de campo (medidores e transformadores), e, com essa modernização, será possível reduzir a abrangência das interrupções e localizar de forma mais rápida o ponto de um defeito, por exemplo, e, com isso, os clientes terão um atendimento mais ágil e o fornecimento de energia com ainda mais qualidade”, pontuou o gerente do projeto.

Para o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares, a implementação do novo sistema ADMS é um divisor de águas para a Distribuidora e que vai elevá-la a um outro patamar.

“Este sistema coordenará praticamente toda a operação da nossa rede, com um grande salto de qualidade. A nova ferramenta vem para dar mais sinergia na visualização do sistema de distribuição como um todo e boa parte do trabalho vai ser feito por softwares, permitindo avisar e gerenciar automaticamente as interrupções de energia, além de permitir integração em tempo real para fornecer informações também aos nossos consumidores”, reforça o presidente.

O gerente do Centro de Operações (COI) da Equatorial Alagoas, Leonardo Miranda, ressalta que, além de aumentar a eficiência da gestão de rede, por unificar toda a operação em um único ambiente, o ADMS estabelece um novo paradigma na forma como o Centro de Operação administra a rede elétrica.

“Unificar a gestão da operação trará uma série de vantagens, pois vai impactar de forma positiva o trabalho do operador e permitir o ganho de agilidade. Nossa equipe passará a desempenhar um trabalho mais analítico e ágil contribuindo para a satisfação dos clientes”, complementa Miranda.

Para manter o pleno funcionamento do Centro de Operações, mais de 40 profissionais se revezam 24 horas por dia, sete dias por semana, para realizar a supervisão e o controle da rede elétrica da área de concessão da Equatorial, em tempo real, o que engloba o atendimento aos 102 municípios alagoanos.

GAZETAWEB \ Matheus Bomfim* \

FOTO: Assessoria