“Aqui o mar avançava para vias da nossa cidade que, apesar de serem de responsabilidade do Estado, nada era feito. Mas nós não nos omitimos, nem negligenciamos, estamos fazendo uma obra bem feita. Temos a alegria de mostrar os avanços da obra que já está com 40% de execução e daqui a pouco vamos entregar para vocês. Nosso Pontal merece. É um patrimônio histórico, artístico e cultural da nossa cidade”, destacou JHC.

No local está sendo construído um muro de contenção ao longo de toda a orla, com 1,2km de extensão, formado por blocos maciços pré-moldados, desde a sua fundação. Ao todo, mais de 15 mil blocos irão compor o paredão de proteção do calçadão, da ciclovia e da via de tráfego.

A tecnologia, de origem holandesa, é desenvolvida pela primeira vez em uma capital brasileira, sendo Maceió, portanto, pioneira nesse tipo de metodologia de contenção da erosão da maré, que vem atingindo a costa brasileira há mais de uma década.

Até o momento, já foram concluídos outros quatro pontos de contenção marítima nas orlas de Jacarecica, Jatiúca e Praia do Sobral, que juntos somam mais de um quilômetro de extensão. Essas áreas oferecem segurança e bem-estar aos moradores, além de preservar a área urbana e turística da região.

ALAGOAS 24 HORAS

Fonte: Secom Maceió